Sociedade

Proposta para desagregação das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira já chegou ao Município

Um grupo de trabalho constituído por cidadãos e atuais e ex-autarcas, criaram uma proposta, tendo em vista a desagregação das Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira, que foram "unidas" pelo Governo PSD/CDS-PP, de Passos Coelho e Paulo Portas, em 2013.

PUB
Em 2021, foi criada uma nova lei pelo atual Governo, que revoga a anterior, abrindo a possibilidade de as freguesias poderem desagregar-se de novo, voltando a constituir-se como freguesias independentes.
 
Para o grupo de trabalho, tendo em conta que a gestão independente de Conceição e de Cabanas de Tavira foi positiva para ambas e considerando tratar-se de dois territórios com características muito diferentes, a primeira fundamentalmente rural e a segunda eminentemente turística, a proposta de desanexação mereceu parecer favorável, por unanimidade, quer do executivo da União de Freguesias de Conceição e Cabanas de Tavira, que pela Assembleia de Freguesia.
 
Nesta fase, a proposta encontra-se na Câmara Municipal para parecer, após o qual segue para a Assembleia Municipal. Caso seja aprovada pela Assembleia Municipal, o documento seguirá para a Assembleia da República para a deliberação final.
 
Refira-se que neste momento, corre o processo para a desanexação das Freguesias da Luz de Tavira e Santo Estevão, no Município de Tavira. Ao nível da região, estão em curso os processos para desanexação das freguesias de Moncarapacho e Fuseta, do Município de Olhão, Conceição e Estoi, do Município de Faro (já aprovada pela Assembleia Municipal) e Bensafrim e Barão de S. João, também já aprovada (por unanimidade e aclamação), pela Assembleia Municipal de Lagos.