Curiosidades

Prós e contras de beber café

 
O café é uma bebida muito apreciada, que reúne muitos benefícios no seu consumo, mas que também encerra desvantagens, pelo que devemos conhecer melhor o que se esconde por detrás deste “precioso líquido”.

Na posição dos especialistas, o segredo para retirar o melhor partido possível do consumo de café é bebê-lo com moderação, já que dessa forma, existem os seguintes pontos positivos:
 
•Melhora a memória. A cafeína potencializa a memória, por isso é ideal consumir café quando estamos em época de exames ou quando precisamos de recuperar conteúdos num curto espaço de tempo.
 
•Ajuda a prevenir a doença de Alzheimer. Como ativa a memória, os cientistas defendem que, consumi-lo constitui um ponto positivo para prevenir esta doença.
 
•Manter a forma. Uma chávena de café por dia, permite que nos sintamos melhor com o nosso corpo. Além disso, esta bebida ajuda o organismo a desfazer-se das gorduras acumuladas e desnecessárias.
 
•Ajuda a manter a juventude. O café ajuda a prevenir o surgimento de rugas precoces, favorecendo uma maior firmeza na pele e um aumento da suavidade. Além disso, protege-a dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce.
 
•Minimiza as possibilidades de sofrer um enfarte. Consumido de forma moderada, o café pode ajudar-nos a melhorar a saúde cardiovascular.
 
•Combate a prisão de ventre. Quem sofre de prisão de ventre pode, com esta bebida, favorecer os movimentos peristálticos para expulsar as fezes com facilidade.
 
Ao mesmo tempo, é inegável que beber um café logo de manhã faz com que fiquemos mais despertos e ativos, pelo que, os apreciadores desta bebida, não dispensam o consumo nesse horário, no entanto, é preciso não exagerar, pois os entendidos nesta matéria também apontam as desvantagens de beber muito café ao longo do dia:
 
•Ansiedade e stress. Segundo os especialistas, um consumo exagerado de café pode levar a um aumento da ansiedade e do stress. Alguns sinais que podem chamar a atenção são os tremores nas mãos, medos desnecessários e sensação de pânico.
 
•Desidratação. Como tem um efeito diurético, a cafeína aumenta o risco de desidratação, pelo que se recomenda uma moderação no consumo e que se aposte numa maior ingestão de água ao longo do dia.
 
•Causa dependência. A cafeína pode causar uma forte dependência. Além disso, pode fazer com que não consigamos despertar se não bebermos um café. Quando não consumimos a bebida como habitualmente, podemos sofrer de abstinência e ficar muito irritados e com falta de concentração.
 
•Acentua as úlceras. Se sofremos de gastrite e temos alguma úlcera no estômago, beber café em jejum pode constituir “uma verdadeira bomba” para o nosso organismo. Note-se que o café pode aumentar  a dor de estômago e  agravar as úlceras.
 
•Reduz a fertilidade. Uma mulher que queira engravidar, não encontra no excesso de consumo de café um bom aliado, uma vez que, o excesso de cafeína afeta as trompas de Falópio, impedindo que o óvulo chegue ao útero e se implante.
 
Conhecidos os prós e contras inerentes ao consumo de café, cabe ao leitor a gestão da quantidade diária, sabendo que o médico terá sempre uma palavra a dizer em cada caso em particular.
 
Uma chávena diária de café pode constituir o normal para a maioria das pessoas e ser o suficiente para que retire os principais benefícios desta bebida.
 
Fátima Fernandes