Sociedade

Proteção Civil de Albufeira sensibiliza comunidade escolar para os riscos a ter em conta

 
A Câmara Municipal de Albufeira, está a promover diversas ações de sensibilização, informação e de formação, dirigidas aos diversos grupos que integram a comunidade escolar e a comunidade educativa (alunos dos diferentes níveis de ensino, docentes, pessoal não docente, técnicos e outros funcionários das escolas, pais e encarregados de educação dos alunos e comunidade em geral).

A autarquia explica que através do serviço municipal de Proteção Civil de Albufeira está a promover ações de sensibilização nas escolas do concelho sobre a covid-19, ao abrigo do projeto “Heróis da Proteção Civil”. As ações decorrem até ao final do ano letivo e contam com os conselhos de Valentim e Valentina, mascotes do Serviço Municipal da Proteção Civil de Albufeira. 
 
O autarca José Carlos Rolo, refere que “numa cidade resiliente, o que interessa verdadeiramente não é saber o que irá acontecer, mas sim estar preparado para o que poderá acontecer. É de grande importância esta ligação das nossas crianças à Proteção Civil, bem como estarem devidamente informadas para não sentirem medos face à atual pandemia.”
 
Em nota de imprensa o município adianta que na abertura do ano letivo, as ações foram presenciais, mas atualmente, e por questões de segurança, estão a ser desenvolvidas com recurso a meios virtuais.
 
Por outro lado, encontram-se disponíveis em todas as bibliotecas escolares e biblioteca municipal, ATL’s e AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família, o “Guia Prático para a Proteção da covid-19”, bem como o livro “Guerreiros da Saúde contra o Coronavírus”, que apresentam conteúdos informativos sobre as medidas e comportamentos de higiene, saúde e segurança a adotar sobre a covid-19. O livro conta com o prefácio de José Carlos Rolo e é oferecido às crianças que participam nas diversas atividades dinamizadas pelo município.
 
O objetivo é o de sensibilizar para a adoção de comportamentos preventivos face aos diversos riscos e saber como atuar, bem como adquirir hábitos de segurança. Os temas abordados vão desde a pandemia à segurança na rua, incêndios, sismos, tsunamis, tornados e inundações. Os mais novos ficam a saber como podem elaborar um plano familiar de emergência, o Kit de emergência e o Kit emergência animal, entre outros.