Segundo explica o Município de Loulé numa nota divulgada, a UNESCO-COI lançou a iniciativa, financiada pela DG ECHO da União Europeia, como contribuição para o programa de tsunamis da década do oceano e o programa de reconhecimento de prontidão para tsunamis. "Esta ação visa melhorar a preparação regional para tsunamis por meio de estratégias colaborativas e baseadas na ciência, e no desenvolvimento de sistemas de mapeamento de evacuação a nível comunitário", lê-se na nota.
Para fortalecer as capacidades nacionais e regionais, este workshop reuniu investigadores, especialistas técnicos e parceiros do projeto das regiões do Mediterrâneo e do Atlântico Nordeste.
Através de apresentações, exercícios práticos e atividades conjuntas, o workshop forneceu ferramentas e os conhecimentos necessários para desenvolver mapas de evacuação de tsunami de alta qualidade, melhorar a tomada de decisões e aumentar a resiliência contra ameaças de tsunami.
Através de várias sessões interativas, os participantes aprenderam a mapear zonas de evacuação, identificar pontos de encontro e otimizar as rotas de evacuação, usando técnicas avançadas de sistemas de informação geográfica.