No dia 1 de março assinalou-se o Dia Mundial da Proteção Civil.
“Educação Para o Risco – Um desafio de futuro” foi o tema escolhido para marcar as comemorações em 2015, temática que vai de encontro ao trabalho que tem vindo a ser realizado pelo Serviço Municipal de Proteção Civil de Albufeira junto da comunidade escolar e que, simultaneamente, constitui um incentivo na promoção de novos projetos da Educação para o Risco.
Em Albufeira as Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil vão decorrer durante todo o mês de março.
Para a comunidade escolar estão programadas três atividades. Na próxima semana, a 18 de março, pelas 10h25, está programado um exercício interno de evacuação, com simulacro baseado num cenário de ocorrência de sismo, na Escola Básica da Guia, com o objetivo de testar a eficácia das orientações veiculadas a todos os membros da comunidade escolar, para que no final se possa proceder às alterações que se considerem necessárias.
No dia 19 (14h00 – 17h00) realiza-se na Escola Secundária de Albufeira a iniciativa “Gestos que Salvam”, uma ação de sensibilização sobre Sistema Integrado de Emergência Médica e Suporte Básico de Vida, cujo público-alvo são os alunos.
A 26 (9h15 – 11h15) vai decorrer, no Agrupamento de Escolas Poente, uma ação de sensibilização sobre Primeiros Socorros e Suporte Básico de Vida, sendo que esta última ação pretende atingir o pessoal não docente.
Com vista a prevenir acidentes graves e catástrofes, garantindo a segurança da população em geral e a salvaguarda do património, no dia 21 de março, vai realizar-se um Simulacro de Incêndio Urbano, de forma a testar o Plano Prévio de Intervenção para a zona antiga da cidade e a capacidade de resposta às situações de emergência.
Em data ainda a confirmar está também programado um exercício de Evacuação com cenário de incêndio no Centro Social da Quinta da Palmeira, destinado a utentes e funcionários daquela instituição.
As iniciativas que se enquadram no âmbito das Comemorações do Dia Mundial da Proteção Civil contam com o apoio de várias entidades, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação Silves| Albufeira, INEM, GNR, BVA e Centro Paroquial de Paderne e as escolas e agrupamentos escolares, onde decorrem as iniciativas.