Decorrendo até abril, este programa consiste num contacto direto com a população, e com os proprietários, divulgando as medidas preventivas, comportamentos de autoproteção e procedimentos na realização de queimas, visto que as queimas descontroladas têm sido a principal causa dos incêndios florestais que assolam o país.
No âmbito das suas competências no que respeita à matéria de informação pública, a Câmara Municipal de Loulé, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, e em colaboração com as juntas de freguesia, leva mais uma vez a cabo, uma ação de proximidade que visa prevenir incêndios florestais nas freguesias com área florestal e rural, nomeadamente na freguesia do Ameixial, Salir, Alte, União de Freguesias Querença, Tôr e Benafim, S. Clemente, S. Sebastião e Boliqueime.
De referir que também são colocados e distribuídos cartazes e folhetos alusivos às temáticas abordadas, nos locais de encontro da população, como o edifício da junta de freguesia, cafés, sociedades recreativas, casa do povo e mini mercados, mercearias, drogarias e nas caixas do correio.