Sociedade

Proteção Civil de Loulé sensibiliza para risco de cheias e inundações

A Câmara Municipal de Loulé, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, promoveu junto dos seus concidadãos, uma ação de sensibilização para a proximidade da altura do ano onde há maior risco de cheias e inundações no concelho.

PUB
Relata o município em comunicado, que foram distribuídos folhetos e cartazes com informação preventiva e de autoproteção, em vários espaços públicos, comerciais e privados. “Os técnicos municipais deixaram ainda conselhos sobre a desobstrução e monitorização dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, entre outros”, explica a autarquia.
 
A iniciativa foi planeada proporcionando um contacto direto com a população das freguesias de S. Clemente, S. Sebastião, Boliqueime, Almancil e Quarteira, consideradas as mais vulneráveis nesta temática. 
 
“Devemos estar atentos aos efeitos das primeiras precipitações fortes, muitas vezes acompanhadas de rajadas de vento e aumento da agitação marítima. Neste período importa estar preparado para a adoção de medidas de proteção, como a desobstrução de sistemas de escoamento e de telhados, a fixação de estruturas soltas e a circulação atenta junto a árvores e zonas ribeirinhas”, esclarece o Serviço Municipal de Proteção Civil, que contou com a cooperação do Corpo de Bombeiros nesta ação.