Foi ontem dado o “pontapé de saída” para o programa "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!", integrado no plano de atividades do Serviço Municipal de Proteção Civil de Portimão, que contempla uma série de medidas incisivas no âmbito da sensibilização para o parque escolar e que envolve alunos, docentes e demais trabalhadores de todos os estabelecimentos de ensino do concelho.
Em reunião de trabalho com as direções dos cinco Agrupamentos de Escolas de Portimão, o Comandante Operacional Municipal, Richard Marques, referiu que o programa vai arrancar neste mês e culminará em março, contemplando a realização de exercícios à escala real em todos os estabelecimentos de ensino, os quais irão abranger um universo de mais de dez mil pessoas.
No calendário avançado, destaque para as ações direcionadas aos alunos sobre o que fazer em situações de emergência, formação para os docentes e trabalhadores em primeiros socorros e utilização de meios de primeira intervenção em situação de incêndios, procedimentos de evacuação e várias atividades práticas de “mass training” em suporte básico de vida e exposições/demonstrações práticas dos diversos agentes de Proteção Civil do concelho.
No encontro, também foi realçada a implementação de Clubes de Proteção Civil, enquanto unidades dinamizadoras da sensibilização e preparação das escolas para a adoção de medidas de autoproteção em situações de acidente grave ou catástrofe.