O Programa Municipal de Sensibilização “A Escola e os Riscos… Preparar para Proteger!” continua a garantir que no final do 3.º ciclo e do ensino secundário os alunos saem preparados para executar gestos que podem salvar vidas, ou seja, participam em sessões e ações sobre Suporte Básico de Vida.
Pela quinta vez consecutiva, a Câmara Municipal de Portimão, através do seu Serviço Municipal de Proteção Civil, volta a implementar o programa municipal de sensibilização "A Escola e os Riscos... Preparar para Proteger!", que contempla um conjunto de mais de 300 ações que visam sensibilizar toda a comunidade escolar, envolvendo alunos, docentes e colaboradores das três dezenas de estabelecimentos de ensino existentes no concelho.
O programa municipal que arrancou esta segunda-feira, na Escola Básica e Jardim de Infância das Vendas, e que culmina em maio de 2019, contempla, à semelhança dos anos transatos, além das habituais sessões sobre riscos para os diversos níveis de ensino, a realização de exercícios internos e à escala real nos estabelecimentos de ensino, sensibilizando e preparando a comunidade escolar para eventuais situações de acidente grave ou catástrofe.
Em nota de imprensa a autarquia revela que são objetivos deste programa o fomento da resiliência, sensibilizar a comunidade escolar para a importância das questões da segurança, contribuindo para uma melhoria progressiva e continuada na preparação das Escolas do Município para responder a situações de emergência, quer nas próprias instalações, quer nos aspetos comportamentais da sua população.
Na base do programa está a importância de incrementar o diálogo e a reflexão sobre a proteção civil e socorro, envolvendo as entidades responsáveis ao nível local e os representantes das escolas.
No calendário avançado, que foi concertado entre a Autarquia, as Direções dos Agrupamentos de Escolas e os Agentes de Proteção Civil, são de destacar as ações direcionadas aos alunos sobre o que fazer em situações de emergência, formação para os docentes e demais colaboradores em primeiros socorros e utilização de meios de primeira intervenção em situação de incêndios, procedimentos de evacuação e várias atividades práticas e exposições/demonstrações dos diferentes atores da Proteção Civil do concelho.
O destaque vai também para a Defesa da Floresta Contra Incêndios, com ações específicas em sala e com visitas de campo no âmbito da educação ambiental.