Foi aprovada em reunião de câmara a renovação, por mais um ano, do acordo de colaboração entre o Município e a Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim visando a integração profissional de munícipes em situação de maior vulnerabilidade.
No âmbito do acordo, a Câmara Municipal irá atribuir à Santa Casa da Misericórdia de Alcoutim uma comparticipação financeira no valor de 21.600 euros para suportar as despesas do projeto.
A iniciativa abrange os munícipes de maior vulnerabilidade à exclusão social, nomeadamente pessoas em risco, deficientes, doentes crónicos, vítimas de violência doméstica, beneficiários do Rendimento Social de inserção e as minorias étnicas. O objetivo é a sua integração profissional em serviços municipais, juntas de freguesia, IPSS's e Igrejas, possibilitando a sua integração na dinâmica do concelho, conforme revela a autarquia em nota de imprensa.
A Câmara Municipal de Alcoutim, através do Gabinete de Ação Social, Saúde e Educação, fará o levantamento dos munícipes em condições de integrar o projeto e o contacto com estes de forma a auscultar a recetividade e disponibilidade para o desempenho das várias ações.
Por sua vez a Santa Casa da Misericórdia irá acordar com os munícipes a integrar a atribuição de uma bolsa mensal, sem qualquer vínculo contratual, para que estes desenvolvam as atividades propostas. Compromete-se ainda a proporcionar aos munícipes a formação adequada para o desenvolvimento das ações, assim como qualquer apoio psicossocial, na medida do necessário.