Economia

PRR: Concluída obra para reduzir perdas de água em Lagoa

 
O concelho de Lagoa, concluiu a primeira obra com fundos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), um sistema piloto que reduz as perdas de água potável, anunciou hoje o município.

Em comunicado, a autarquia adianta que a obra, no total de 600 mil euros, vai permitir “monitorizar o abastecimento de água, evitando perdas e reduzindo o volume de água, tratando-se de um sistema piloto que o município de Lagoa pretende alargar a todo o concelho, assegurando a redução das perdas de água potável”.
 
“A poupança de água é a nossa primeira prioridade e neste primeiro ano e meio de mandato demonstramos que estamos muito empenhados em concretizar medidas que nos permitam reduzir as perdas de água. Há muito trabalho a fazer, mas a estratégia está definida e temos de aproveitar esta janela de oportunidade que é o PRR”, afirmou Luís Encarnação, presidente da autarquia, citado na nota.
 
A primeira obra do município com o apoio de fundos europeus para reformas e investimentos destinados a repor o crescimento económico sustentado, após a pandemia de covid-19, teve, segundo a autarquia, uma “relevância estratégica” no âmbito do Plano Regional de Eficiência Hídrica do Algarve.
 
Segundo a nota, os fundos do PRR permitiram intervir no subsistema da zona de influência do ponto de entrega da empresa Águas do Algarve - reservatório de Alporchinhos - contemplando a substituição e renovação de condutas e a criação de 11 Zonas de Medição e Controlo, essenciais ao controlo da rede.
 
A obra teve ainda como objetivo o reforço tecnológico do centro de comando existente para monitorização de caudais, com facilidades de diagnóstico de consumos excessivos ou problemas na rede de distribuição.
 
Segundo a câmara algarvia, as intervenções contribuem para a redução de ocorrências de falhas no abastecimento, do volume de água não faturada, do volume de perdas reais e aparentes de água e do volume de água importada pelo sistema e, ainda, para a alteração da avaliação de qualidade de relevantes indicadores da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).
 
“O controlo de perdas de água é fundamental para melhorar a eficiência das redes de abastecimento, garantindo a sustentabilidade ambiental e social a longo prazo”, sublinha o município.
 
A nota avança ainda que o município de Lagoa prepara uma nova candidatura ao PRR para dar início à segunda fase da substituição e renovação de condutas e criação de Zonas de Medição e Controlo, que permitirá replicar pelo concelho a intervenção realizada na freguesia de Porches.
 
Lusa