Sociedade

PS Algarve condena atitude do Governo por excluir região do Programa + Superior

O PS-Algarve acusou hoje o Governo de continuar a revelar “uma profunda insensibilidade” ao excluir o Algarve do Programa + Superior. A iniciativa foi anunciada recentemente pelo Ministério da Educação e Ciência enquanto medida de incentivo à educação e de promoção da coesão territorial, mas não abrange o sul do país.

PUB
 
António Eusébio, Presidente da Federação do PS-Algarve adianta que foi com "surpresa e indignação" que teve conhecimento, pelos órgãos de comunicação social, da não inclusão da Universidade do Algarve, UALG, no Programa + Superior, iniciativa que visa atrair estudantes para Instituições do Ensino Superior com maior dificuldade de captação de novos alunos. 
 
Apesar de se encontrar no litoral, a UALG está também numa zona periférica do país e "sofre dos mesmos problemas que afetam diversos Politécnicos e Universidades do interior", frisa o Presidente do PS-Algarve.
 
Para este responsável, "o baixo rendimento do agregado familiar dos estudantes, o elevado número de candidatos a bolsas de Ação Social e as menores taxas de ocupação das vagas existentes são algumas características das instituições abrangidas por este programa que se assemelham, em muitos aspetos, à Universidade do Algarve que se vê, deste modo, privada de um forte incentivo para a fixação de jovens na região".
 
A região algarvia pode não se encontrar elegível para este tipo de apoios europeus "mas tal situação em nada justifica o afastamento da Universidade do Algarve do Programa + Superior, uma vez que é responsabilidade do Governo Português, e em especial do Ministério da Educação e Ciência, garantir a coesão territorial e a competitividade do Ensino Superior em Portugal", refere António Eusébio.
 
António Eusébio, diz que o "Algarve depara-se, uma vez mais, com uma decisão injusta e desigual do nosso governo, que vem prejudicar a região e, sobretudo, penalizar uma instituição de excelência no setor do ensino, com mais de 30 anos de história a desempenhar um papel fundamental na formação qualificada de jovens, na promoção de emprego e no desenvolvimento da economia da região".
 
O Presidente do PS-Algarve, informou que o Grupo Parlamentar do Partido Socialista, por iniciativa do Deputado Miguel Freitas, dirigiu hoje uma pergunta ao Ministro da Educação e Ciência, onde se expuseram as principais preocupações da Região quanto às consequências da exclusão do Programa + Superior.