O presidente do PS-Algarve, António Eusébio, felicitou hoje o ex-presidente da Câmara Municipal de Olhão e dirigente nacional e regional do Partido Socialista, Francisco Leal, pela distinção atribuída pelo Presidente da República.
O Presidente da República decidiu agraciar “um conjunto de antigos Presidentes de Câmara Municipal, como reconhecimento do papel insubstituível dos autarcas portugueses para o desenvolvimento do nosso país e para o reforço da coesão territorial”, sendo distinguidos com o grau de Comendador da Ordem do Mérito.
Depois de exercer as funções de Deputado à Assembleia da República entre 1983 e 1985, Francisco José Fernandes Leal desempenhou o cargo de Presidente da Câmara Municipal de Olhão entre 1993 e 2012, depois de dois mandatos autárquicos como vereador, e foi vice-presidente da AMAL - Associação de Municípios do Algarve entre 1997 e 2009, dando um claro contributo para o desenvolvimento do concelho de Olhão e da região do Algarve.
Funcionário da Direção Regional de Agricultura do Algarve, foi membro da Comissão Nacional do Partido Socialista entre 2005 e 2009 e integrou diversos Secretariados da Federação Regional do Algarve, entre 1986 e 1992.
Entre 2012 e 2014, sob a liderança do atual Presidente da Federação, assegurou a coordenação do Gabinete Autárquico Regional, assumindo todo o processo eleitoral que culminaria com a conquista da liderança de dez câmaras municipais e da presidência da AMAL - Comunidade Intermunicipal do Algarve por parte do Partido Socialista.
O PS-Algarve congratula-se com esta "justa e merecidíssima" distinção por parte do Presidente da República e felicita Francisco José Fernandes Leal e a sua família, bem como a secção concelhia do Partido Socialista, por este reconhecimento nacional do trabalho autárquico desenvolvido naquele Município ao longo das últimas quatro décadas de Democracia Local.