Recentemente a Ministra da Justiça apresentou um conjunto de alterações ao mapa judiciário, alterações que prevêem a reabertura de tribunais encerrados pelo anterior governo PSD/CDS.
Na região do Algarve uma dessas medidas levaram ao encerramento do Tribunal de Monchique.
Segundo comunicado do Grupo Parlamentar do PS Algarve, o acordo agora anunciado prevê que o Tribunal de Monchique reabra.
Mas também vai ser devolvida a competência em matéria de família e menores ao Tribunal de Vila Real de Santo António, o que irá permitir que os cidadãos deste concelho, bem como os dos concelhos de Castro Marim e Alcoutim não tenham que que estar sujeitos a grandes deslocações para resolver os seus assuntos de justiça.
Para Fernando Anastácio, deputado eleito pelo Algarve e membro da Comissão Parlamentar que acompanha os assuntos da justiça, "existem ainda outros problemas na região, os quais foram criados pelas medidas tomadas pelo governo PSD/CDS e que carecem de solução, como por exemplo, o Tribunal do Comércio instalado em Olhão que justificará a eventual instalação de uma secção no barlavento Algarvio, bem como o encontrar de respostas a muitos dos constrangimentos existentes ao nível das secções de execução de Silves e Loulé, nomeadamente a carência de funcionários judiciais".