Política

PS critica vídeo do PSD sobre ciclovia de Quarteira, autarquia promete alargar vias para melhor fluidez do trânsito

Face à polémica relativamente à ciclovia de Quarteira que atravessa as principais avenidas da cidade e que tem gerado alguma controvérsia devido aos estreitamento da via para incluir a referida ciclovia, o PS Quarteira acusa o PSD "de falta de sensatez e de honestidade política", ao ter produzido um vídeo sobre a ciclovia, criticando a falta de espaço que existe para que o trânsito possa melhor fluir e com mais segurança.

PUB
 
O PS Quarteira diz em comunicado não entender a posição do PSD Quarteira, criticando o projeto, quando em setembro de 2013, o executivo social democrata na Câmara Municipal de Loulé, apresentou o Plano de Mobilidade Ciclável de Loulé, onde estava prevista uma aposta em Quarteira, precisamente nas Avenidas Mota Pinto e Sá Carneiro.
 
Os socialistas lembram que a implementação  destas medidas fazem parte de um projeto candidatado e aprovado pelo Fundo Ambiental, designado por Quarteira Lab, em que a Câmara Municipal de Loulé, tem como objetivo avaliar soluções que contribuam para a descarbonização do ambiente citadino.
 
Desta intervenção fazem parte um conjunto de ações experimentais no espaço urbano, entre a rotunda do Polvo e o Terminal Rodoviário, onde serão avaliadas propostas que visam tornar Quarteira numa cidade cada vez mais sustentável e na linha das cidades com ambientes menos poluídos da Europa. 
 
O PS acrescenta que muitas das cidades viram rejeitadas as suas candidaturas enquanto que Quarteira é uma das 15 candidaturas aceites no país, cujo projeto piloto contará com uma comparticipação financeira na ordem dos 409 mil euros, "sendo possível, nesta fase, introduzir o modo de mobilidade ciclável que até agora não existia, sem comprometer o número de lugares de estacionamento e a existência de um corredor para os veículos automóveis".
 
Os socialistas justificam que o estreitamento do espaço para a circulação automóvel tem como objetivo "a diminuição de velocidades incompatíveis com a segurança de peões, ciclistas e automobilistas, diminuindo a sinistralidade".
 
O mesmo comunicado confirma que no passado dia 22 de fevereiro o grupo parlamentar do PS na Assembleia Municipal de Loulé, recomendou ao Executivo Municipal a ponderação de medidas de correção ou outras visando o sucesso da sua utilização.
 
O Partido Socialista congratula o Presidente da Junta de Freguesia de Quarteira,Telmo Pinto, pela proposta apresentada na sessão da Assembleia Municipal, tendo solicitado ao executivo camarário liderado por Vítor Aleixo, não só as referidas medidas de correção, como o aumento da frequência na rede de transportes urbanos, dentro da freguesia, chegando a outras zonas já com uma considerável densidade populacional; solicitando uma eficiente rede de bicicletas partilhadas, à semelhança do que acontece em Vilamoura.
 
Na mesma proposta, foi solicitado que até maio de 2020, seja executado; implementado e finalizado o projeto da rede de ciclovias. Que sejam criadas áreas físicas delimitadas para que melhor sirvam as necessidades dos peões, das bicicletas e dos automóveis, respeitando hierarquias na mobilidade e na segurança dos vários intervenientes.
 
A rede de ciclovia inicialmente recomendada é a seguinte: Av. Infante Sagres e Calçadão; Passeio das Dunas; Av. Carlos Mota Pinto com ligação a Vilamoura; Av. Sá Carneiro; Av. de Ceuta com ligação a Vilamoura e Av. Papa Francisco.
 
Refira-se que em declarações à TVI, o Presidente da Autarquia de Loulé mostrou-se aberto ao alargamento da via, paralela à ciclovia.