A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Vila do Bispo deliberou em abril de 2015 retirar a confiança política ao Presidente de Câmara Adelino Soares.
Conforme explica nota da concelhia do partido, "após inúmeras tentativas vãs de diálogo com o actual Presidente da Câmara, eleito pelas listas do PS, mantém-se a falta de confiança política a Adelino Soares, passando o mesmo a não representar aquilo que são as posições e políticas do Partido Socialista para o Concelho de Vila do Bispo".
A mesma nota avança que "é o culminar de uma situação que se arrasta há já quase dois anos, na qual o Presidente de Câmara optou por uma conduta de governação prepotente, surda e irresponsável, violando os compromissos assumidos pelo PS e pelo próprio, junto das populações nas últimas eleições autárquicas".
O PS de Vila do Bispo, frisa que "a política, os partidos e seus atores têm de ser sérios e honrar a palavra dada às populações", tendo errado ao ter escolhido um candidato, "que agora se revelou inapto para conduzir ao sucesso o programa eleitoral do Partido Socialista".
Nestas circunstâncias, o PS promete "defender os interesses superiores da população do Concelho de Vila do Bispo, contribuindo com as suas ideias, opiniões e, acima de tudo, lutar pelas propostas que apresentou às populações no último ato eleitoral".