Política

PS Olhão fala em "justiça" Governo reconhecer Ilha da Culatra como Núcleo Residencial Piscatório consolidado

 
Em nota enviada à comunicação social pelo Partido Socialista de Olhão, lê-se que, desde o passado dia 15 de Outubro, que foi publicada uma portaria governamental, reconhecendo a Ilha da Culatra como Núcleo Residencial Piscatório consolidado.

 
Para o PS Olhão, “este reconhecimento, da mais elementar justiça, possibilita a regularização das situações de ocupação do domínio público, que por posterior requerimento podem ser renovadas e transmitidas a herdeiros”.
 
Os socialistas assumem que, “foi longa e dura a luta dos Culatrenses por este acto de justiça que lhes foi constante e repetidamente sonegado”, razão pela qual a Comissão Política do Partido Socialista de Olhão quer, “de forma clara e enfática felicitar todos os Culatrenses por este desfecho”.
 
Na mesma nota, o PS pretende realçar e reconhecer “o papel importante desempenhado por alguns dos actores que tornaram possível este final feliz”.
 
O PS Olhão aproveita para reconhecer o papel do Deputado Luís Graça, do Secretário de Estado José Apolinário, do Ministro do Ambiente João Matos Fernandes e da Ministra do Mar Ana Paula Vitorino.
 
O partido recorda a ligação histórica e cultural que existe entre Olhão e a Culatra, evidenciando “o papel desempenhado pelo Presidente da Câmara Municipal de Olhão, António Miguel Pina, em todas as lutas travadas pelos Culatrenses nestes últimos cinco anos”.
 
Neste sentido, a mesma nota conclui que, o Partido Socialista de Olhão, “continua apostado na valorização ambiental e dinamização económica de todo o espaço Ria Formosa, e na melhoria das condições de vida e de trabalho para todos aqueles que dela dependem diariamente”.