Política

PS pede ao Governo que dinamize portos comerciais do Algarve

 
Os deputados do Partido Socialista Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos recomendaram ao Governo que promova, com celeridade, a criação de uma entidade que assegure a gestão agregada dos portos comerciais do Algarve.

 
Os parlamentares eleitos pelo círculo de Faro lembram em comunicado que o Governo aprovou a Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente – Horizonte 2026, “que corresponde a uma das agendas mais ambiciosas de sempre para os portos nacionais e que os visa posicionar numa trajetória de liderança a nível europeu”.
  
“O Programa de Governo do XXI Governo Constitucional elege o mar como uma aposta no futuro, reconhecendo-o como um dos principais ativos para o futuro desenvolvimento do país”
  
No projeto de resolução, os socialistas frisam que o Executivo coloca “uma tónica particular” no reforço e modernização dos portos, ligando-os à rede transeuropeia de transportes em resposta à intensificação dos transportes marítimos.
 
“Foram também já anunciadas alterações estruturais ao nível da gestão dos portos, nomeadamente no Algarve, que importa agora concretizar, saudando-se a integração do porto de cruzeiros de Portimão na estratégia portuária nacional”, sublinham.
 
Assim, Luís Graça, Jamila Madeira, Fernando Anastácio e Ana Passos pedem ao Governo que assegure, com alguma urgência, a melhoria das acessibilidades marítimas e infraestruturas marítimas do porto de Portimão “como resposta às necessidades crescentes de transporte de passageiros e carga.
 
Os socialistas também querem que a tutela avalie as soluções possíveis para o porto de Faro, bem como que apresente as propostas de alterações legislativas, regulamentares, contratuais e tecnológicas de simplificação administrativa e de fomento da competitividade para promover a concretização da Estratégia para o Aumento da Competitividade da Rede de Portos Comerciais do Continente.