Política

PS Portimão reconhece trabalho de Isilda Gomes no combate à pandemia

 
O Partido Socialista de Portimão realça a forma "determinada, abnegada, solidária e exemplar" como os cidadãos e as instituições da comunidade têm, "na sua grande maioria", travado a batalha contra a pandemia COVID-19.

Em comunicado, o PS diz que Portimão tem sido uma referência nacional na forma como se organizou, "antecipando problemas, precavendo respostas, garantindo todas as condições à comunidade na prevenção e no tratamento a esta grave pandemia", referindo-se ao trabalho das instituições, autoridades de saúde e de segurança, agentes da proteção civil, funcionários das freguesias e da câmara municipal, autarcas e cidadãos comuns "que têm sido irrepreensíveis nesta luta".
 
Os socialistas que falam de Portimão, como "cidade solidária", lembram que nesta pandemia, além de terem sido ativadas Zonas de Apoio e de Acolhimento da População (ZAP), foi também instalado um hospital de campanha, (CHUA Arena), "investimento exclusivamente autárquico" que tem acolhido doentes COVID-19 de outras cidades portuguesas, que viram os seus hospitais lotados face ao agravamento da pandemia.
 
No mesmo comunicado, o PS salienta "os muitos militantes e autarcas do partido em Portimão que têm estado na linha da frente desta luta, tendo sido preponderante o seu contributo para garantir que o impacto da COVID-19 seja o menor possível na nossa comunidade". 
 
Nesse sentido, o partido fala "da mais elementar justiça, não só reconhecer este facto, como realçar o papel determinante e inexcedível que Isilda Gomes tem assumido neste combate, não se rogando a esforços para garantir que os portimonenses tenham sido poupados a esta enfermidade".
 
Como exemplos, os socialistas referem-se às máscaras comunitárias, ao programa Portimão Dá-Lhe a Mão, ao Fundo de Emergência Social, ao Cartão Solidário, ao Portimão Dá a Mão à Economia Local ou ao hospital de campanha, "que têm o seu cunho e não teriam sido possíveis sem o seu grande empenho e responsabilidade", registam.
 
Nesse sentido, falam da missão do programa "Visitas Virtuais" implementado no CHUA Arena, onde Isilda Gomes integra a equipa que iniciou funções no referido equipamento municipal.
 
Sobre as notícias dos últimos dias relativas às dúvidas sobre se os critérios de vacinação para o vírus SARSCOV-2 foram ou não violados por parte de Isilda Gomes, o Partido Socialista de Portimão expressa a sua solidariedade política pela sua conduta e pela lisura de carácter.
 
Lembram que Isilda Gomes não pediu para ser vacinada, "tendo-o sido quando a equipa que iniciou funções no CHUA Arena Portimão o foi e não se escondeu, fê-lo à vista de elementos dessa equipa". O Partido Socialista diz acreditar que no Estado de Direito, em que todos, sem exceção, têm de cumprir as normas vigentes e respeitar os direitos fundamentais dos cidadãos; também é verdade que nos países civilizados, as pessoas são julgadas pelos seus atos nos locais apropriados e pelas instituições certas, não aceitando "julgamentos populares, sem conhecimento dos factos", lamentando "profundamente a postura de quem se entretém em práticas medievais de caça às bruxas, para colher dividendos eleitorais".
 
O PS considera na mesma missiva emitida hoje à comunicação social, ser "inaceitável e moralmente inadmissível" o uso indevido de vacinas, registando "com muito agrado" o facto do Ministério Público e da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde estarem já em processos de averiguações sobre este tipo de situações.
 
Para o partido, a máxima é "se existem dúvidas, que se averigue!", não admitindo "tacitismos, ocultações ou fugas para a frente neste processo", defendendo ainda que as autoridades competentes investiguem "rapidamente e tornem público o resultado das suas conclusões".
 
O PS de Portimão, diz que saberá, "como já por diversas vezes fez", interpretar as consequências políticas do resultado desses processos de averiguação, tomando as decisões que melhor servirem a comunidade.