O PS de Vila Real de Santo António faz saber em comunicado, que marcou uma reunião extraordinária ao abrigo da Lei, para apurar a realidade financeira da autarquia.
Segundo o PS, está agendada uma Assembleia Municipal para o próximo dia 23 de Novembro pelas 21 horas na Biblioteca António Vicente Campinas, e tem o objetivo “único de debater a situação financeira do município”.
Os socialistas fazem saber que, “este é um facto inédito nos mais de 40 anos de poder autárquico e revelador do conceito de democracia que hoje se vive em VRSA”.
O PS/VRSA adianta que tomou esta decisão “para não deixar que os nossos munícipes desconheçam a realidade da situação financeira e percebam os motivos que estiveram na origem do descalabro a que conduziu o concelho”.
Na mesma nota, o PS faz saber que, “o PSD, tal como já tinha feito em relação à nossa proposta de levar a cabo uma auditoria às contas do município, tudo iria fazer para continuar a evitar o debate e esconder a realidade”.
Segundo os socialistas, “a Lei prevê a possibilidade de um terço dos membros da Assembleia Municipal requerem o agendamento de uma Assembleia Extraordinária”.
Neste sentido e, “perante o relatório de execução do FAM (Fundo de Apoio Municipal) relativo a 2017 e da gravidade da situação aí relatada, o PS entregou, no passado dia 29 de Setembro, requerimento para agendamento de uma sessão extraordinária”.
Ao invés de, conforme determina a Lei, de proceder à marcação da reunião, o presidente da assembleia e deputado “resolveu ignorar as suas obrigações legais e não procedeu ao seu agendamento”.
O Partido Socialista reafirma que “não desistirá de querer conhecer a real situação do município para procurar encontrar as soluções que permitam retirar o concelho do fosso para onde foi atirado pela irresponsabilidade do PSD e dos seus dirigentes”.