O Partido Socialista de Vila Real de Santo António diz não desistir do apuramento da verdade.
Em comunicado, o PS fez saber que, “a maioria PSD na Câmara Municipal reprovou a proposta do PS para a realização de uma auditoria da gestão do Município que abrangia os mandatos do anterior Presidente de Câmara e o último mandato do PS que terminou em 2005”.
O mesmo documento dá conta que, “o PS pretendia com esta proposta dar a conhecer aos Vilarealenses como foi gerida a autarquia, identificar os erros cometidos, evitar a sua repetição e apurar as responsabilidades de gestão, mas também contribuir para o ‘arrumar da casa’ que a atual Presidente de Câmara não se tem cansado de repetir que está a fazer”.
Diz o PS que, “a contabilidade financeira é muito clara, se não vejamos, quando a atual autarca entrou para a autarquia, em 2005, a Câmara Municipal de VRSA devia 7,8 milhões de euros e em 2017 deve 78,2 milhões ao que acresce ainda o valor da dívida da SGU que ascende a 77,5 milhões. O que totaliza 155,7 milhões de euros em divida acumulada”.
Ainda o mesmo documento revela que “esta é uma dívida que acaba por responsabilizar todos os cidadãos, e serão estes com os seus impostos e taxas, que a irão pagar. Mas o esbanjamento de recursos foi ainda maior, a cidade não só deve mais de 150 milhões de euros, como através da Câmara e da SGU, tem vindo a comprometer o futuro antecipando as receitas, isto é, já gasta por conta do futuro, preparando-se para deixar aos seus sucessores uma autarquia com dívidas brutais e sem quaisquer recursos”.
O PS de Vila Real resume que, “queremos que a realidade financeira da autarquia seja conhecida por todos os Vilarealenses, que estes possam comparar o que se gastou com o que se construiu, e que possam questionar quem os representa sobre como vai ser superado um cenário que compromete o futuro da cidade e dos seus cidadãos”.
“A desculpa de que a Câmara e a empresa municipal SGU são auditadas não colhe. São o mesmo tipo de auditorias que permitiram que grandes bancos falissem e que hoje, todos os portugueses, estejam a pagar os erros de gestão que foram escondidos durante anos pelos dirigentes. Por isso queremos que se faça uma auditoria à gestão financeira do município”, conclui o mesmo comunicado.
De acordo com o PS, "os Vilarealenses já estão a pagar muito, suportando taxas e impostos agravados e não queremos que venham a pagar mais".