Política

PSD acusa António Costa de prometer Ferry Funchal-Lisboa sem clarificar situação de Portimão

 
O PSD Portimão diz em comunicado que em período eleitoral na região autónoma da Madeira, o candidato apoiado pelo PS, Paulo Cafôfo, anunciou publicamente ao Jornal da Madeira (JM) o compromisso com o Primeiro-Ministro, António Costa, para se estabelecer a ligação marítima entre o Funchal e Lisboa durante todo o ano a partir da próxima Legislatura.

 
Os social democratas recordam que, no caso da atual ligação marítima entre Portimão e o Funchal, a concessão é totalmente subsidiada pelo Governo Regional da Madeira, e estranham que a nova concessão "seja totalmente suportada pelo Governo, havendo conversações com o Ministério do Mar".
 
O PSD recorda no mesmo comunicado que a Assembleia Municipal de Portimão, deliberou por unanimidade a 29 de abril de 2019, "incumbir o executivo da Câmara Municipal de ficar responsável por transmitir a vontade de Portimão, e dos portimonenses, em participar numa Comissão tripartida, entre o governo de Portugal, governo Regional da Madeira e o município de Portimão, no sentido de transmitir a vontade de ambos os órgãos municipais de Portimão na continuidade da ligação marítima com o Funchal".
 
Sem que tivesse havido qualquer avanço nos últimos cinco meses, a Comissão Política portimonense pede "urgência em clarificar qual o futuro da ligação marítima entre Portimão e o Funchal".
 
Para o Presidente do PSD/Portimão, Carlos Gouveia Martins, “Nada nos move contra uma nova ligação marítima entre o Funchal e Lisboa, o que nos move é uma total ausência de clarificação sobre o futuro da ligação entre Portimão e o Funchal que traz grandes mais-valias para o concelho e para a região a nível turístico, económico e humano. Tenho a plena convicção que todos os partidos políticos e todos os autarcas portimonenses se mantêm ao lado da cidade e dos nossos cidadãos na vontade de manter a ligação marítima entre Portimão e a Madeira e que não iremos aceitar qualquer esquecimento de António Costa, da Ministra do Mar ou do Partido Socialista”.