Política

PSD/Algarve exige data para a construção do Hospital Central do Algarve

 
O PSD Algarve critica as declarações da ministra da Saúde, na sequência da visita que fez esta quinta-feira ao Centro de Saúde de Albufeira, para prestar homenagem póstuma ao médico Manuel dos Santos Serra.

 
Os social democratas referem que a governante ao ter declarado que o novo Hospital Central do Algarve, deverá ser planeado este ano, «de modo a que em 2021, possamos começar a executá-lo, estamos a falar de estudos, de garantia de investimento, de decisões sobre a carteira de serviços e o caderno de encargos, para poder responder a essa necessidade dos algarvios», confirmou que "o Governo e o PS/Algarve abandonaram os algarvios no que respeita aos cuidados de saúde hospitalares".
 
A Comissão Política do PSD/Algarve recorda em comunicado que sobre esta matéria, "nada consta no Orçamento do Estado de 2020 ou no quadro plurianual de investimentos, até 2023, quanto à construção do novo Hospital Central do Algarve, nem relativamente à realização de investimentos em equipamentos ou obras de conservação profundas para os Hospitais de Faro e de Portimão".
 
Relativamente à homenagem feita ao médico Manuel dos Santos Serra, o PSD recorda que foi um "destacado militante regional do PS"., criticando a ministra, na medida em que "existem muitos outros médicos, que mereciam a título póstumo, essa distinção". Nesse sentido, cita uma publicação do médico e autarca de Castro Marim, Francisco Amaral no Facebook, onde apontou os nomes do Dr. Santos Pereira ou o Dr. Larguito Claro.
 
«Ao primeiro, entre outras iniciativas, deve-se a criação da associação oncológica do Algarve e a criação da unidade de radioterapia do Algarve. O segundo foi o único dermatologista no Algarve, a trabalhar no Serviço Nacional de Saúde, durante anos e anos», regista a mesma publicação. 
 
O PSD realça que estes dois médicos realizaram "obras notáveis, de âmbito regional", sendo defendida a colocação de dois bustos no hospital de Faro.