Política

PSD apresenta programa de resposta económica e social para o Algarve

 
Os três deputados do PSD eleitos pelo Algarve apresentaram, esta quinta-feira, um programa de resposta económica e social para o Algarve para ajudar a região a ultrapassar uma “crise económica e social sem precedentes”.

De acordo com Ofélia Ramos, a iniciativa dos sociais-democratas contém medidas concretas que visam preservar as empresas, promover o emprego e favorecer o investimento. “É fundamental que seja aprovado, com a máxima urgência, um programa de resposta económica e social para o Algarve. Muitas são as dificuldades que famílias e empresas enfrentam. Muito mais empresas e empregos vão desaparecer se o Governo não atuar rapidamente”, alertou a deputada.
 
Ofélia Ramos recordou ainda que a pandemia teve impactos gigantescos no setor do turismo, e que isso “tem um efeito dominó sobre os setores de ativada conexas”.
 
Já Cristóvão Norte sinalizou que, apesar de o Algarve tem sido poupado à pandemia, a região “enfrenta uma epidemia económica e social sem paralelo”, com o desemprego aumentar assustadoramente e a quebra no turismo a colocar a Região “à beira do precipício económico e social”. O deputado acusou o Governo de não ter apresentado medidas para a Região, de não ter tido a capacidade de assegurar o corredor turístico e de ter alterado o regime do lay-off “com prejuízos severos para a Região”.
 
No encerramento do debate da iniciativa do PSD, Rui Cristina sublinhou que este é um “caderno de encargos ambicioso” que demonstra a firme vontade do PSD e dos algarvios de não se deixarem abalar pelas dificuldades.
 
Com os números a registarem um aumento do desemprego de cerca de 200%, em termos homólogos, o social-democrata afirmou que tempos excecionais exigem medidas excecionais e apelou a todos os partidos que aprovem a proposta do PSD.