Política

PSD apresentou proposta na AMAL para que nenhum algarvio pague mais de passe social do que em Lisboa ou Porto

 
O PSD Algarve diz em comunicado que a sua proposta já aprovada, foi apresentada no dia 5 de abril, pelos autarcas sociais democratas (Presidentes de Câmara), preconizando que da aplicação do programa de redução de tarifários de passes sociais nenhum Algarvio fique sujeito de pagar mais de 40 euros, como se verifica em Lisboa e no Porto.

 
De acordo com o partido "a proposta original da AMAL - liderada pelo PS - permitiria que da aplicação do programa subsistissem passes sociais com valores próximos dos 100 euros, incentivo à não adesão a este regime e a uma discriminatória aplicação do mesmo, impondo a muitos algarvios um ónus considerável nas suas deslocações".
 
O PSD garante que a proposta aprovada não acarreta qualquer aumento de custos, "apenas a redistribuição dos 900 mil euros entregues pelo Governo, o que mesmo assim é um valor per capita, mais de 10 vezes inferior a Lisboa".
 
O PSD Algarve entende, que são necessárias mais medidas, "já que a rede é deficitária, os transportes públicos insuficientes e desarticulados, por vezes até inexistentes, sem investimento, que incentive o seu uso, como é o caso da ferrovia com mais de 1000 supressões de comboios em 2018".
 
No mesmo comunicado o partido apela ao Governo, para que realize "maior justiça e equidade social e territorial de modo a que se supram as maiores diferenças, havendo igualdade de acesso e de oportunidades de um serviço essencial para as populações".