Política

PSD considera que auditoria às contas da Ambifaro "não espelha nenhuma irregularidade grave"

 
O PSD Faro acusa os partidos da esquerda com assento na Assembleia Municipal de tentaram, "descredibilizar" o Executivo Municipal, durante a discussão, na passada sexta-feira, 25 de setembro,de um relatório de auditoria à atividade da empresa municipal Ambifaro entre os anos de 2015 e 2017.

O PSD considera que as explicações fornecidas pelo Presidente do Executivo, Rogério Bacalhau, foram "perfeitamente esclarecedoras, deixando claro que a montanha pariu um rato".
 
Em comunicado os sociais-democratas, falam do relatório, cujo conteúdo: "não espelha nenhuma irregularidade grave, mas a ocorrência de alguns erros administrativos involuntários, próprios de quem tudo quis fazer para salvar a empresa municipal e o Mercado do garrote financeiro herdado dos maus resultados alcançados entre os anos de 2006 e 2010 e dos financiamentos de curto prazo assumidos para a construção do Mercado".
 
O partido faz notar que a gestão municipal implementou os procedimentos de forma "a sanar os erros detetados", lamentando que o mesmo não tenha sido feito durante os mandatos PS, "em que se verificaram irregularidades muito mais graves em todas as empresas municipais e na própria Câmara Municipal, cujas actas das reuniões estavam mais de dez anos atrasadas", sublinha.
 
A Comissão Política do PSD de Faro esclarece que se entre 2014 e 2017 foram registados resultados líquidos negativos de 2,71 milhões, que foram "imediatamente saldados", os 4,4 milhões negativos alcançados no período 2006/2009, de gestão PS, "transitaram integralmente para a gestão seguinte".
 
O PSD lembra no mesmo comunicado, que o período abordado pela auditoria foi aquele em que se amortizou o empréstimo de curto prazo em mais de um milhão de euros, tendo sido também o espaço de tempo em que se realizaram mais investimentos reprodutivos no Mercado Municipal, "como a aquisição de ferramentas básicas mas muito dispendiosas, um sistema de incêndios, a climatização, a reformulação da instalação eléctrica e a substituição de toda a iluminação, entre outros.
 
Fala também de "um período de maior dinâmica de sempre da empresa municipal", com eventos "que muito impulsionaram a cidade e a economia local", através do Alameda Beer Fest, o Baixa Street Fest, ou o Festival F.
 
Em conclusão, o PSD minimiza "o impacto dos erros burocráticos apontados na auditoria", defendendo que "já estão sanados e que dos mesmos não resultou qualquer prejuízo para os interesses do Município e do Estado", saudando a auditoria realizada, sendo "uma ferramenta útil para o apuramento da verdade". Considera, no entanto, "que em nenhum momento do processo de realização da auditoria, tenha sido dada aos visados a oportunidade de se fazerem escutar", desejando que para o futuro esse procedimento seja observado, "em respeito por um princípio básico de um estado de direito democrático que é o direito ao contraditório".