Política

PSD de São Brás de Alportel critica orçamento municipal: "vazio de investimentos estruturais"

 
O PSD de São Brás de Alportel considera que o orçamento municipal para 2023 "ignora por completo" a necessidade de o concelho tornar-se mais atrativo para o investimento.

Em comunicado, o partido aponta São Brás de Alportel como um concelho que apresenta condições e potencialidades para ser uma referência em termos regionais e mesmo nacionais. "Tem gentes, tem sabores, tem saberes, tem qualidade de vida e tem uma localização geográfica central, próxima do litoral e das mais importantes infraestruturas da região, como são o aeroporto e a universidade, mas suficientemente afastada para garantir a qualidade de vida dos que cá residem".
 
Apesar das potencialidades enunciadas e a partir da análise do orçamento municipal para 2023, os sociais-democratas entendem que "mais uma vez", o executivo socialista não apresenta uma estratégia eficaz de investimento e de desenvolvimento. "Uma estratégia a longo prazo que possa conduzir o concelho para maiores níveis de progresso económico e social, mais emprego e melhores oportunidades para os São Brasenses". 
 
No documento emitido à comunicação social, o PSD reclama por "uma estratégia que estimule e reforce a atividade turística, através da qualificação e potencialização dos recursos naturais existentes no concelho; que promova a fixação de população; que apoie o desenvolvimento rural e inverta o progressivo despovoamento a que temos assistido em algumas zonas rurais; que incentive a promoção cultural e a regeneração urbanística; e que possa fazer face às diversas carências a nível social".
 
Sobre o orçamento para 2023, falam de "um documento vazio de investimentos estruturais, com uma clara afetação dos recursos à gestão corrente, que ignora por completo a necessidade do concelho em tornar-se mais atrativo para o investimento privado e sacrifica e compromete projetos que satisfaçam as necessidades persistentes e duradoras dos nossos munícipes".
 
Entre as 131 grandes prioridades do Executivo Municipal, o PSD diz ter identificado "apenas" 7 novidades, nomeadamente: 
 
Na Saúde, resposta à transferência de competências e beneficiação do Centro de Saúde de São Brás de Alportel, tendo esta última sido proposta pelo PSD;
Na Educação, resposta à transferência de competências; 
No Desporto, Recreio e Lazer, apoio na cobertura do campo de ténis;
No Abastecimento de Águas e Saneamento, reforço do Plano de Eficiência Hídrica, tendo esta sido também proposta pelo PSD em 2019;
No Turismo, Projeto do Centro de Experimentação Artística da Cortiça e da Pedra e Dinamização das Aldeias de Portugal.
 
Quanto ao desenvolvimento económico, o partido critica que o executivo não tenha dado mais atenção a esta área, sendo "uma mera reprodução de propostas de orçamentos anteriores", ainda assim, reconhece a inclusão de propostas suas, como a beneficiação do Centro de Saúde, defendida desde 2019, argumentando que esta unidade deveria ter mais valências, ou a aposta na implementação de um Plano de Eficiência Hídrica, também defendida desde 2019, estabelecendo como prioridade do município a redução de perdas de água nas suas infraestruturas.