Política

PSD de São Brás de Alportel «reage» a perdas de água no concelho

 
A Comissão Política de Secção do PSD/SBA disse em comunicado que, «foi com grande surpresa e preocupação» que tomou conhecimento, em agosto passado, que, o Município de São Brás de Alportel «se encontra entre os 15 municípios a nível nacional onde existe um maior volume de perdas de água na rede pública de abastecimento».

 
O mesmo partido diz que os dados são avançados por um estudo da DECO e que dão conta de 333 litros de água «desperdiçada por dia, o que equivale a 638 mil metros cúbicos de água desperdiçada, no Município de São Brás de Alportel, em cada ano».
 
O PSD suporta-se ainda dos dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que colocam «todo o país em situação de seca», sendo que quase metade (48,4%) encontra-se em seca moderada e 15,4% em seca fraca. Um terço está em seca severa (32,7%) ou extrema (3,4%), esta última no canto sudeste do país, numa área que vai desde Albufeira, no Algarve, até quase a Mértola, no Alentejo, uma vasta área «que engloba também o nosso concelho».
 
Perante este cenário, o mesmo partido diz que, «não é aceitável que  em São Brás de Alportel, se permita um desperdício tão chocante deste bem essencial que é a água».
 
Neste sentido, a propósito do orçamento camarário para o ano de 2020, os social democratas referem que o vereador eleito pelo PSD, Bruno Sousa Costa, «apresentou a proposta de criação de um Plano Detalhado de Eficiência Hídrica», estabelecendo como uma das prioridades do município «a redução de perdas de água nas suas infraestruturas».
 
O mesmo representante anota que, «as perdas de água são de tal ordem elevadas, que os ramais municipais mais parecem um balde roto».
 
No mesmo comunicado lê-se que a proposta do Vereador em regime de não permanência «será comtemplada» no Orçamento da Camarário de São Brás de Alportel, segundo informação prestada pelo Presidente da Camara Municipal, Vitor Guerreiro, «tendo este sido aprovado» em Assembleia Municipal no passado dia 26 de novembro.
 
Com a criação deste Plano «deverão ser contempladas diversas medidas» como a pesquisa ativa de fugas (permitindo a sua rápida reparação), a colocação de sensores nas redes com um programa de monitorização constante do estado das mesmas, a criação de uma zona de gestão da pressão (permitindo a redução das perdas permanentes e a frequência de roturas), a reabilitação das condutas existentes ou a substituição progressiva das mesmas, sublinha a mesma fonte.
 
O PSD de São Brás de Alportel regista ainda que, para além destas medidas «é necessário dotar todo o concelho de uma rede capaz de responder ao direito de todos terem acesso a água potável, algo que por vezes não sucede na zona serrana».
 
Ainda no âmbito deste Plano Detalhado de Eficiência Hídrica «deverá ser feita uma atempada e necessária manutenção das rotundas e espaços verdes do concelho que, devido à contenção no gasto de água, estão descuidadas, parecendo algumas mesmo abandonadas, dando uma péssima imagem do nosso concelho para quem aqui vive e para todos os que nos visitam».
 
A mesma fonte diz que, «é urgente que se proceda à requalificação destas rotundas e espaços verdes de forma a torná-los sustentáveis e de baixa ou nenhuma necessidade de manutenção».
 
No mesmo documento, Bruno Sousa Costa recorda que,"vivemos num tempo em que as situações de seca são frequentes em Portugal continental com consequências graves na agricultura e pecuária, na energia e no bem-estar das populações e nesse sentido, «é urgente uma mudança de comportamento e prevenção, fazendo uma boa gestão da água".