A urgência de ortopedia do Centro Hospitalar do Algarve – todos os hospitais da região - esteve encerrada nos dias 24, 25 e 26 de dezembro, assegurou comunicado do PSD Algarve, esta segunda feira.
Episódios que têm sido cada vez mais recorrentes e ameaçam de forma, progressivamente, mais gravosa a oferta assistencial disponível no SNS na região, frisa o PSD, referindo que as falhas "têm sido muito mais mais frequentes, colocando em causa não apenas a ortopedia, mas outras especialidades".
Os Social Democratas algarvios, relembram que o Ministro da Saúde prometeu resolver as falhas mais graves no Verão, mas "convém que resolva também a das restantes estações do ano".
No mesmo comunicado o PSD avança que no passado dia 23 foi anunciada uma carta de demissão de alguns dos principais responsáveis clínicos dos hospitais do Algarve. A subdirectora clínica do Centro Hospitalar do Algarve (CHA), Ana Lopes, e mais quatro directores de departamento apresentaram a demissão, alegando a ausência das "condições necessárias" para continuarem nos cargos. A falta de resolução de "problemas estruturais" que se arrastam no tempo e o facto de "não ser previsível a resolução desses problemas", dizem, torna "completamente impossível" o exercício das funções de chefia naquele centro que integra os hospitais de Faro, Portimão e Lagos e Serviços de Urgência Básica de Loulé, Albufeira e Vila Real de Santo António.
O PSD, através do Deputado Cristóvão Norte, já colocou a questão ao Ministério, procurando saber as medidas que vão ser tomadas para que situações de "tamanha desprotecção das populações não se repitam".
Algarve Primeiro