Política

PSD diz que taxa de IMI cobrada em São Brás de Alportel supera a dos "concelhos limítrofes"

 
Devido à conjuntura económica inflacionista, levando ao aumento dos impostos indiretos e asfixiando as famílias portuguesas, o PSD de São Brás de Alportel, refere em comunicado que em 2020, "ano que por coincidência antecedeu as últimas eleições", o executivo socialista atendeu "a uma constante reivindicação" de reduzir a taxa de IMI de 0,42% para 0,41%, apesar de considerar que na altura que essa redução poderia e deveria ter sido mais generosa para a população.

Ainda assim, o PSD diz que nos concelhos limítrofes, como Faro e Tavira, estes apresentam taxas de 0,35%, e Loulé de 0,30%, o que, comparando com a atual taxa no concelho de São Brás de Alportel, "compromete a atratividade do concelho para fixação de residência".
 
O partido diz ter feito as contas, tendo concluido que um imóvel de valor patrimonial de 200 mil euros em S. Brás de Alportel está sujeito a um IMI anual de 820 euros, enquanto em Loulé paga 600 euros.
 
O PSD entende que é preciso reduzir a taxa de IMI do Município para 0,4%, sob pena de perder a oportunidade "de contribuir para que os São Brasenses possam estar um pouco mais desafogados financeiramente neste atual panorama de incerteza", conclui.