Política

PSD entende que atraso na eletrificação da Linha do Algarve pode significar fim do acesso a fundos comunitários

 
Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve dizem estar preocupados com a possibilidade, "cada vez mais real", de se virem a desperdiçar vários milhões de euros provenientes de Fundos Comunitários.

 
Em comunicado, recorrem ao Relatório da Autoridade da Mobilidade e dos Transportes, sobre o risco de algumas obras derraparem para 2024 estando em causa o acesso a fundos europeus.
 
Os parlamentares Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos reportam que "um dos casos mais preocupantes" está ligado à empreitada de eletrificação do troço da Linha do Algarve entre Tunes e Lagos (cerca de 45km), no âmbito do COMPETE 2020, cujos atrasos podem significar o fim do acesso a uma parte considerável dos fundos provenientes de Bruxelas.
 
«A eletrificação da Linha do Algarve no troço Tunes-Lagos é fundamental para o desenvolvimento da região, mas também para reduzir a pegada ecológica do comboio, até aqui movido a combustíveis fósseis e, como tal, não podemos correr o risco de perder uma parte considerável da verba apenas porque os trabalhos estão atrasados. É necessário um compromisso do Governo para garantir que esta obra não fica, uma vez mais, parada por falta de verbas», refere o deputado do PSD Rui Cristina.
 
Além da eletrificação da Linha do Algarve, os sociais democratas referem que existem outros projetos "fundamentais para o desenvolvimento da região, mas que continuam fora dos planos do Executivo, como é o caso do metro de superfície que vai ligar o Aeroporto ao centro da cidade de Faro".
 
No que respeita aos transportes, os deputados do PSD eleitos pelo círculo de Faro, lembram que o Governo considerava em 2021 a ligação ferroviária entre o Algarve e a Andaluzia como uma prioridade e que, quase dois anos depois, continua sem previsão para arrancar com o projeto.