O PSD/Faro congratula-se pela aprovação do Tribunal de Contas (TC) ao processo de fusão das empresas municipais Ambifaro e Mercado Municipal, após luz verde do Tribunal de Contas.
Em comunicado o PSD/Faro diz ter a "convicção de que, dos diversos cenários estudados, nomeadamente a manutenção das duas empresas com identidade e figuras jurídicas autónomas, ou mesmo a incorporação das suas áreas de actividade, recursos e compromissos na responsabilidade directa do Município, esta será a solução que maior eficiência operacional e técnica, mas sobretudo estabilidade económico-financeira, garante ao conjunto das empresas".
Das vantagens contabilizadas o partido assinala a redução de administradores de seis para três; a optimização do quadro de pessoal (sem haver lugar a quaisquer despedimentos); ou a redução de despesas administrativas, entre outras.
O PSD/Faro adianta que a "luz verde" que é dada pelo TC a este processo "permite retirar duas leituras, se por um lado representa o reconhecimento da validade das demonstrações efectuadas pela Autarquia da viabilidade económico-financeira e da racionalidade económica da futura estrutura empresarial, significa também a ratificação da credibilidade do Município".
Esta estrutura concelhia, lembra que em 2009 quando a Câmara de Faro encetou este processo de fusão das empresas municipais, muito antes da entrada em vigor da Lei 50/2012, o quadro vigente era bem mais negativo. "Se por um lado as empresas municipais estavam em situação de grande fragilidade financeira – em particular a Mercado Municipal, que se encontrava à beira da bancarrota –, a autarquia tinha, por outro lado, grande dificuldade em fazer-se ouvir junto das entidades responsáveis, e em particular do Tribunal de Contas".