Política

PSD Faro critica Governo por ainda não ter aprovado candidaturas para ajudar sem-abrigo no concelho

Foto|Arquivo
Foto|Arquivo  
O PSD acusa o Governo de «ignorar Faro» ao não assinar «de imediato» o protocolo com as instituições farenses que se candidataram à medida "apartamentos partilhados para pessoas em situação de sem-abrigo".

Em comunicado explica que o concelho apresenta 62 pessoas em situação de sem-abrigo, e que em junho, o Governo lançou o desafio aos municípios para que promovessem candidaturas a esta medida, tendo Faro apresentado duas candidaturas: «ignoradas até ao momento».
 
Os sociais-democratas entendem que o Governo «ostraciza» os sem-abrigo registados em Faro, «privando-os da assistência que a todos os cidadãos o Estado deve providenciar». O mesmo comunicado recorda que Faro foi «pioneiro nesta problemática, envidando esforços desde a primeira hora para que ninguém tivesse que permanecer na rua por falta de alternativas», tendo o executivo municipal social-democrata, «sido o primeiro a aceitar o desafio» lançado pela Estratégia Nacional para a Integração de pessoas sem-abrigo – ENPISA (2009-2015).
 
O PSD regista que o município, foi o primeiro do Algarve a ter uma estratégia de apoio aos sem-abrigo, tendo criado o seu Núcleo de Planeamento e Intervenção dos Sem-Abrigo (NPISA) em 2010 e que ainda recentemente, foi atualizando o protocolo que lhe deu origem, «reafirmando o seu compromisso no combate a esta problemática, em conjunto com os 16 parceiros que integram o convénio».
 
O partido lamenta ainda que a ministra da tutela se tenha deslocado a Faro, no dia 25 de novembro, para assinar protocolos com alguns municípios, «continuando a ignorar Faro e todos os esforços realizados pela autarquia e por todos os seus parceiros da rede social», reiterando para que o Governo proceda à «imediata» aprovação das candidaturas farenses, «que teima em retardar» conclui.