Política

PSD «justifica voto contra» Orçamento do Município de Portimão

 
Em comunicado, o PSD de Portimão explica as razões pelas quais votou contra a proposta do Orçamento do Município de Portimão de 2020 e das Grandes Opções do Plano para o quadriénio 2020/23.

 
O Vereador do PSD eleito à Câmara Municipal, Manuel Henrique Valente, diz ter votado na última reunião extraordinária contra a proposta do Orçamento do Município de Portimão para o ano 2020 e das Grandes Opções do Plano para o quadriénio 2020/2023 devido «à ilegalidade da convocatória».
 
A mesma estrutura adianta que, a convocatória para o efeito foi remetida apenas no passado dia 29 de outubro, pelas 14h46, para uma reunião de votação desta matéria para dia 31 de outubro pelas 15h00. 
 
O PSD refere que em primeiro lugar está "a escassez de tempo regulamentar (48 horas e 14 minutos) para apreciar um documento que se quer estruturante e bastante complexo dada a sua singular importância".
 
Em segundo lugar, e em virtude da análise dos documentos previsionais, o PSD/Portimão diz que foram elencados um conjunto de 14 pontos de análise e de reflexão do executivo socialista "«que revelam um orçamento que acaba por ser mais do mesmo, sem ambição e sem estratégia política a médio e longo prazo".
 
Para o Vereador Manuel Henrique Valente, «este orçamento é sintomático de uma gestão à vista, redutora do papel do executivo camarário» como verdadeiro impulsionador do desenvolvimento económico do concelho, «pouco concretizadora e sem rasgos de inovação».
 
O Vereador assume ser necessário um novo modelo de gestão municipal (Modelo de Governance) «que resolva os problemas da cidade para os quais este executivo PS tarda em dar resposta», concluiu.