Política

PSD lamenta que aterro localizado no concelho de Loulé esteja a arder há duas semanas

 
Os deputados do PSD eleitos pelo Algarve lamentam a falta de capacidade dos meios locais para extinguirem um incêndio que lavra desde 14 de julho num aterro localizado no concelho de Loulé e que está a colocar em perigo a saúde da população.

Para os deputados, estão em causa detritos perigosos para a saúde pública. «O fumo proveniente deste incêndio tem-se sentido não só no concelho de Loulé, como também em Faro, com o forte cheiro a queimado a afetar toda a região, com um impacto direto no dia a dia da população e também no turismo», salientam em nota emitida à imprensa.
 
Os parlamentares Luís Gomes, Rui Cristina e Ofélia Ramos pedem «uma ação robusta e imediata de modo a extinguir este incêndio que, se nada for feito, pode alastrar-se a outras áreas, como o Pinhal das Almas», alertam.
 
No documento, lamentam ainda, que não tenha havido, por parte da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) da Região do Algarve, «uma fiscalização efetiva da atividade deste aterro que registou vários focos de incêndio nos últimos anos, sendo necessário chegar a este ponto (com intervenção da GNR, PJ e Ministério Público) para que fosse suspensa a licença de atividade».
 
Finalmente, criticam a «inércia» da Câmara Municipal de Loulé «que nada fez para defender a segurança dos seus munícipes».