Política

PSD lamenta que maternidade do Hospital de Portimão esteja encerrada até terça-feira

 
O PSD/Portimão manifestou "profunda preocupação" por haver nova falha apresentada no serviço hospitalar do CHUA, particularmente no Hospital de Portimão, situação que diz ser "recorrente" nos últimos meses.

 
Recorde-se que ontem o Sindicato Independente dos Médicos (SIM) denunciou o encerramento até terça-feira da maternidade do Hospital de Portimão por falta de médicos pediatras, estando garantidos, no entanto, apenas os partos eminentes e ou emergentes.
 
Em comunicado o PSD lamenta que "mais uma vez o Serviço Nacional de Saúde em Portimão, apresente falhas com repercussão em todo o Barlavento, influênciando o Algarve".
 
Os Social Democratas dizem-se ainda mais preocupados por, às “portas” da altura do ano em que toda a região duplica ou mesmo triplica, haverem sinais de ruturas em áreas essenciais da prestação de cuidados hospitalares no CHUA, afetando não só residentes como os turistas.
 
Para o PSD, este facto demonstra que, "de forma reiterada, os algarvios e os barlaventinos são tratados sem equidade pelo Governo", por isso faz o convite a uma reflexão sobre o facto desta ampla área geográfica, ficar 4 dias sem resposta pediátrica para grávidas em trabalho de parto, num episódio "alarmante", em que para se ter acesso a uma urgência, só existam duas soluções até terça-feira, "ou ir à Urgência do Hospital de Faro, que no caso de um algarvio residente em Odeceixe significa 1h30 a 2h00 de viagem e fazer 250 quilómetros ida e volta, pagando do seu bolso um táxi, ambulância ou combustível.Ou ir, mais uma vez, a uma das unidades hospitalares privadas, em Lagos ou em Portimão, pagando o que tem direito constitucionalmente".
 
No mesmo comunicado o PSD diz estranhar "o silêncio ensurdecedor", dos agentes políticos locais, pelo que irá apresentar um pedido de audiência junto dos intervenientes com responsabilidade nesta nova falha na saúde.
 
Por fim, manifesta solidariedade e compreensão para com os profissionais de saúde "que, diariamente e com estes constrangimentos públicos, não deixam de trabalhar de forma abnegada". Sobre a classe política, o Presidente do PSD/Portimão, Carlos Gouveia Martins, diz que “não é hora de perderem a voz que outrora tanto tinham. É hora de determinados dirigentes políticos serem coerentes e unirem esforços, juntos de todos os portimonenses em detrimento de siglas partidárias, e defender a saúde em Portimão, no Barlavento e no Algarve.”