Política

PSD/Loulé começou em Quarteira périplo de reuniões por todo o concelho

 
O PSD Loulé diz tratar-se "de uma ação política inédita".

 
A Concelhia de Loulé do Partido Social Democrata informou esta segunda-feira que iniciou no passado dia 18 de março um périplo de reuniões  que irá passar regularmente por todas as sedes de freguesia do concelho. Quarteira foi a escolha para o arranque da iniciativa, numa reunião que foi aberta à população.
 
Por ser um concelho vasto em território e com realidades distintas entre o litoral, o barrocal e a serra, o PSD/Loulé procura desta forma "ouvir as populações locais mais de perto, para melhor perceber que situações e problemas afetam o seu quotidiano".
 
Nas palavras de Rui Cristina, presidente da Comissão Política da secção de Loulé, «o objetivo é sairmos fora de portas da nossa sede concelhia e ouvir de forma eficaz as pessoas, as suas vivências, o que os aflige, convidando-as a estar presentes, independentemente da sua simpatia política».
 
O presidente do PSD/Loulé esclareceu que «esta inicativa local, sem qualquer cariz nacional, num ano de eleições legislativas e para o Parlamento Europeu, não é uma campanha política para as autárquicas, mas sim ouvir as pessoas para apurarmos com rigor tudo o que vai mal no concelho de Loulé, após cinco anos de Vítor Aleixo à frente da Câmara Municipal de Loulé».
 
Sendo a freguesia mais populosa do concelho, Quarteira foi a escolha para o arranque da iniciativa, que levou a comissão política concelhia a reunir-se no Centro Autárquico local. 
 
A ciclovia implantada na principal artéria de Quarteira foi o principal alvo das queixas, diz o PSD em nota de imprensa, aludindo para o facto da via contruida pelo Município, "continuar a não merecer a concordância da maioria da população, com relatos de cidadãos a darem conta de alguns incidentes com frequência, antevendo por isso um verdadeiro caos com a chegada do Verão".
 
As obras na Escola Dom Dinis foi outra questão levantada, em que a demora no arranque das obras, foi sublinhado "com os evidentes trantornos que isso traz para o elevado número de alunos e profissionais de educação que frequentam aquele estalecimento demasiado exíguo e obsoleto para tão grande comunidade escolar".  
 
O terceiro destaque na mesma reunião foi para a requalificação que continua por fazer na EN 396, a principal via de acesso a Quarteira. 
 
Os social democratas revelam na mesma nota de imprensa que a população "mostra-se desiludida com todo o tempo perdido, e com a falta de condições de circulação numa via que está cada vez mais degradada, principalmente no troço entre o parque Aquashow e a entrada da cidade".
 
A comissão política do PSD/Loulé assegura ter tomado "nota destas e de outras queixas", comprometendo-se "não só a reforçar as exigências de soluções ao executivo camarário, como também a dar conta do que tenha sido feito entretanto, na próxima reunião da secção que seja realizada em Quarteira".
 
No final, o líder da concelhia considerou que «as queixas apresentadas são sobre temas que têm já merecido a nossa atenção, mas ainda assim foi muito importante entender a perspetiva pessoal das pessoas, e como esses problemas afetam o seu dia a dia». 
 
A próxima reunião está marcada para o próximo dia 22 de abril, na vila de Salir, em local e hora ainda a anunciar.