Política

PSD Loulé critica executivo municipal por ter ignorado alerta sobre possível recuo no desconfinamento

Rui Cristina - Deputado e Presidente do PSD Loulé
Rui Cristina - Deputado e Presidente do PSD Loulé  
Comunicado do PSD Loulé, refere que no dia 11 de junho, os deputados sociais democratas eleitos pelo Algarve alertaram que o concelho de Loulé poderia recuar no desconfinamento, apelando ao governo a revisão de critérios para que os casos covid.19 por 100 mil habitantes não fossem estatisticamente empolados, «com enormes prejuízos para a economia».

O PSD acusa o executivo municipal de Loulé de «manter-se em silêncio, sem tomar qualquer posição, reagindo agora, quando o recuo irrazoável do desconfinamento já está em vigor». O partido acrescenta que se trata de «atirar “areia para os olhos” dos munícipes, através de um comunicado que chegoou tarde e a más horas».
 
Em causa está a decisão do Governo socialista ao estabelecer que os turistas, estrangeiros e nacionais, que registem teste covid-19 positivo passem a ser contabilizados no Algarve, para efeito da aplicação de medidas de combate à pandemia. 
 
O PSD apelida de «estranha decisão», já que os visitantes, nacionais e estrangeiros, não são somados aos residentes, falseando os números de covid-19 no Algarve por 100.000 habitantes, que estão a ser estatisticamente empolados.
 
Rui Cristina, deputado e candidato à câmara municipal de Loulé afirma que: “os cidadãos não podem contar como residentes quanto estão infetados, mas não entrarem nas contas quando não estão, especialmente na época balnear, altura em que ascendem a 250 mil por dia.”
 
A par dos seus colegas de bancada, Cristóvão Norte e Ofélia Ramos, Rui Cristina solicitou ao Governo que o critério adotado fosse revisto “porque se há obrigatoriedade de averbar no Algarve os casos detetados, então, para preservar o rigor da análise, a população flutuante de visitantes estrangeiros e nacionais - os turistas - têm necessariamente que contar para efeito de apuramento do número total de residentes”, defende.