Política

PSD Loulé critica executivo municipal por ter ignorado alerta sobre possível recuo no desconfinamento

Comunicado do PSD Loulé, refere que no dia 11 de junho, os deputados sociais democratas eleitos pelo Algarve alertaram que o concelho de Loulé poderia recuar no desconfinamento, apelando ao governo a revisão de critérios para que os casos covid.19 por 100 mil habitantes não fossem estatisticamente empolados, «com enormes prejuízos para a economia».

PUB
O PSD acusa o executivo municipal de Loulé de «manter-se em silêncio, sem tomar qualquer posição, reagindo agora, quando o recuo irrazoável do desconfinamento já está em vigor». O partido acrescenta que se trata de «atirar “areia para os olhos” dos munícipes, através de um comunicado que chegoou tarde e a más horas».
 
Em causa está a decisão do Governo socialista ao estabelecer que os turistas, estrangeiros e nacionais, que registem teste covid-19 positivo passem a ser contabilizados no Algarve, para efeito da aplicação de medidas de combate à pandemia. 
 
O PSD apelida de «estranha decisão», já que os visitantes, nacionais e estrangeiros, não são somados aos residentes, falseando os números de covid-19 no Algarve por 100.000 habitantes, que estão a ser estatisticamente empolados.
 
Rui Cristina, deputado e candidato à câmara municipal de Loulé afirma que: “os cidadãos não podem contar como residentes quanto estão infetados, mas não entrarem nas contas quando não estão, especialmente na época balnear, altura em que ascendem a 250 mil por dia.”
 
A par dos seus colegas de bancada, Cristóvão Norte e Ofélia Ramos, Rui Cristina solicitou ao Governo que o critério adotado fosse revisto “porque se há obrigatoriedade de averbar no Algarve os casos detetados, então, para preservar o rigor da análise, a população flutuante de visitantes estrangeiros e nacionais - os turistas - têm necessariamente que contar para efeito de apuramento do número total de residentes”, defende.