Política

PSD Loulé reclama isenção do pagamento das esplanadas até final de 2022

 
O PSD defendeu na última Assembleia Municipal, esta segunda-feira, o prolongamento da isenção do pagamento das taxas municipais de ocupação do espaço público, até 31 de dezembro de 2022.

Para o presidente do PSD Loulé, Cláudio Lima, “Entendemos que apesar do final de maio e início de junho terem dado sinais positivos aos empresários e comerciantes do concelho, com um aumento da procura, a situação económica e social que estamos hoje a viver exige redobrada atenção da Câmara Municipal. Desde logo porque como é do conhecimento de todos, os comerciantes tiveram de contrair empréstimos durante a pandemia para manter os seus estabelecimentos abertos, e o prazo de amortização desses empréstimos vai iniciar já a partir do 2º semestre deste ano. Depois, porque todos os custos para manter as suas atividades aumentaram substancialmente – combustíveis, eletricidade, gastos com pessoal, assim como todos os custos com bens essenciais - devido à crise dos combustíveis e aos efeitos da guerra na Ucrânia. Tudo isto está a provocar uma pressão enorme para o aumento dos preços junto do consumidor final, e a Câmara Municipal deve ter a sensibilidade e a preocupação em não contribuir ainda mais para esses aumentos, sobretudo quando sabemos que o tecido empresarial do concelho é composto maioritariamente por micro e pequenas empresas, pequenos negócios familiares que estão mais expostos aos efeitos negativos desta pressão inflacionista”.
 
Para o mesmo responsável, todos os indicadores apontam para que, depois do verão, a situação económica e social se complique mais, “com graves consequências para todos”. O líder do PSD Loulé, aconselha ainda o executivo municipal, “a agir já, não contribuindo para o deteriorar da qualidade de vida das pessoas, sobretudo quando não tem necessidade de cobrar esta taxa e quando o município tem atualmente cerca de 60 milhões de euros nos seus cofres”, conclui.