José Mendes Bota, que liderou em oito mandatos o PSD/Algarve, aceitou o convite de Luís Montenegro para mandatário na região algarvia da sua candidatura à presidência do PSD.
Ao longo de quarenta anos, Mendes Bota desempenhou muitas funções no partido e no país tendo sido sucessivamente presidente da Câmara e da Assembleia Municipal de Loulé, parlamentar durante vinte e quatro anos no Parlamento Europeu, na Assembleia da República e noutros fóruns internacionais com destaque para o Conselho da Europa. Retirado da política ativa desde finais de 2014, Mendes Bota foi até recentemente diplomata da União Europeia junto do Conselho da Europa (em Estrasburgo) e da Santa Sé (em Roma).
“Na atual conjuntura e circunstâncias, considero que dos nomes falados para disputar a liderança do partido, Luís Montenegro é o mais bem posicionado e capacitado para ocupar o lugar, sem beliscar a competência e a dedicação de Jorge Moreira da Silva, que me merece todo o respeito” – afirmou o ex-deputado social-democrata, acrescentando: “Durante vários anos tive a oportunidade de testemunhar a capacidade de coordenação e de intervenção políticas de Luís Montenegro como líder parlamentar do PSD. A democracia portuguesa precisa de uma alternativa consistente, confiável e pujante como só o PSD poderá ser, e considero Luís Montenegro capaz de vencer esse desafio. A confiança que manifestou em mim em muitas ocasiões, impediram-me de recusar o seu convite, neste momento delicado da vida do PSD”.
Cristiano Cabrita, vice-presidente da Câmara Municipal de Albufeira, é o diretor distrital de campanha de Luís Montenegro. Teresa Martins, médica e ex-presidente da JSD/Faro, é a mandatária para a Juventude. Filomena Sintra, das MSD/Algarve e vice-presidente da Câmara Municipal de Castro Marim é a Mandatária para as Mulheres.
As eleições diretas para a escolha do próximo presidente do PSD estão marcadas para o dia 28 de maio, estando prevista a vinda de Luís Montenegro ao Algarve no próximo dia 14 de maio, com uma sessão de esclarecimento com os militantes sociais-democratas em Loulé.