Política

PSD pede audição parlamentar de ministra da Coesão Territorial sobre ‘chumbo’ de recomendações para o Algarve

 
O PSD pediu hoje a audição parlamentar da ministra da Coesão Territorial, na sequência do ‘chumbo’ pelo PS de várias recomendações do partido para valorizar o interior e de uma visita realizada pelo parlamento à Comunidade Intermunicipal do Algarve.

Os deputados sociais-democratas recordam que a Comissão de Administração Pública, Ordenamento do Território e Poder visitou, na segunda e terça-feira, os vários municípios da Comunidade Intermunicipal do Algarve, reunindo com “autarcas, representantes locais, empresários”.
 
Na sequência “da identificação de desafios tão diversos nesta região” e “no seguimento do chumbo pelo Partido Socialista de várias iniciativas do PSD sobre a valorização do interior”, o grupo parlamentar social-democrata solicitou a audição com caráter de urgência da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa.
 
Na quinta-feira, o PS ‘chumbou’ as cinco recomendações apresentadas pelo PSD num debate sobre o interior, com o argumento de que são “uma mixórdia de temáticas” e que o Governo tem um programa de valorização destes territórios consistente.
 
No final de um debate fixado pelo PSD, foram rejeitados os cinco projetos de resolução dos sociais-democratas – que pediam resoluções de problemas em áreas como a saúde, ordenamento do território, conectividade digital, acessibilidades e património – com votações variadas, mas todos com o voto contra do PS, isolado em quatro deles.
 
“Não sendo reformas de fundo – admitimos – assumia o propósito de assegurar o suporte de vida dos territórios e das populações do interior e melhorar a sua insuportável falta de qualidade de vida”, justificou o vice-presidente da bancada do PSD Luís Gomes, no encerramento da discussão.
 
Lusa