Política

PSD pede clarificação do Ministério do Mar acerca de ligação Portimão-Funchal

Em comunicado de imprensa, o PSD de Portimão reagiu à ligação marítima entre Portimão e Funchal, pedindo clarificação por parte do ministério do Mar através da autarquia.

PUB
 
No mesmo documento, assinala como “positiva” a medida suportada pelo Governo Regional da Madeira e apela ao Município para zelar pelo interesse local, já que, se prevê um impacto positivo no retorno desta ligação marítima.
 
O PSD entende que “seria benéfico que esta ligação marítima fosse efetuada durante todos os meses do ano e que, com o apoio do Governo em subsidiar também a operação, criaria fluidez na economia local para além de garantir postos de trabalho que acabam por ser deficitários face à sua descontinuidade nos meses de interrupção”.
 
No mesmo comunicado, o PSD Portimão adianta que,“a ministra Ana Paula Vitorino alterou o passado recente e, aparenta validar esta operação marítima como um caminho para garantir o princípio da continuidade territorial”. No entanto, os Social Democratas realçam que, “a rota do navio passaria para Lisboa, em vez de Portimão”.
 
Assim, o PSD quer saber pela autarquia de Portimão, se o Estado denotou dificuldades em subsidiar uma linha de 21 horas de navegação marítima, sendo a transferência de Portimão para Lisboa um acréscimo de tempo, combustível e tarifário, como poderá o Governo justificar financeiramente o porquê da mudança?
 
O PSD reitera que é muito positiva a ligação marítima para Portimão e para o Algarve, questionando sobre o que tem feito o Executivo camamário, “para defender os seus interesses e de que forma, onde e como, rejeitaram publicamente a inoperância da ministra Ana Paula Vitorino para com Portimão”.
 
Caso não tenha sido feito, o PSD de Portimão apela “para que o executivo assuma publicamente a discordância com o Governo e que coloque a economia, o turismo e os portimonenses à frente da sigla partidária do Partido Socialista”.