Periodicidade: Diária | siga-nos | seja fã
PUB
 

PSD Portimão questiona Autarquia sobre ligação aérea Portimão-Bragança

PSD Portimão questiona Autarquia sobre ligação aérea Portimão-Bragança
Foto| Sevenair (Facebook)
Imprimir Partilhar por email
14-02-2020 - 14:40
O PSD de Portimão, reconhece em comunicado a importância "capital" da ligação aérea Portimão-Bragança "sendo fundamental para a coesão territorial nacional".
 
Recorda que, a 21 de outubro de 2019, o Governo anunciou que a operadora Sevenair, mantinha a exploração da ligação aérea entre Portimão e Bragança por um novo período de quatro anos. No entanto enquanto o contrato para esses quatro anos permanecia em processo de fiscalização prévia do Tribunal de Contas, a operadora continuou a explorar a rota ao abrigo de um ajuste direto celebrado para o período "estritamente necessário" à obtenção do visto do Tribunal de Contas.
 
A 25 de novembro de 2019, o Governo anunciou o prorrogamento por 90 dias do contrato de exploração da linha aérea Portimão-Bragança com a empresa Sevenair. O prazo desse contrato de exploração termina em 20 de fevereiro.
 
O PSD explica que esta semana a empresa anunciou que a partir do próximo dia 22 de fevereiro estará temporariamente encerrada, suspensão justificada, "pela falta de validação do Tribunal de Contas para atribuição da concessão à Sevenair, avaliada em 10 milhões de euros financiados pelo Estado". A sua reativação está condicionada à contratação do serviço público que ainda não foi formalizada até esta data, asseguram os social-democratas.
 
O PSD de Portimão, refere que se trata de uma situação preocupante, "sendo necessário prevenir qualquer percalço no normal funcionamento da linha aérea" e informou que o Grupo Parlamentar do PSD, pelos seus três deputados algarvios eleitos (Cristóvão Norte, Rui Cristina e Ofélia Ramos), endereçaram hoje um conjunto de questões ao Ministro das Infraestruturas e da Habitação, nomeadamente se é verdade que o Grupo Sevenair não recebeu qualquer quantia desde março de 2019, mantendo sempre o serviço da linha aérea, sem qualquer interrupção, quais os elementos em falta e quando serão entregues para que o Tribunal de Contas se possa pronunciar e emitir o visto sobre este processo, que iniciativa tomará o Governo, caso a Sevenair interrompa os voos, como anunciado a partir do dia 22 de fevereiro, para garantir a continuidade da carreira aérea depois dessa data.
 
Diz ter questionando a Presidente da Câmara Municipal de Portimão no sentido de saber que iniciativa tomará ou já tomou o Executivo Municipal de Portimão, "quando inclusive outros Municípios - como o de Viseu - já remeteram as suas preocupações por escrito ao Ministro Pedro Nuno Santos, no sentido de resolver a resolução".
 
Para o Presidente da Comissão Política de Secção do PSD/Portimão, Carlos Gouveia Martins, este «é mais um assunto que deve ser tratado e ter o apoio de todos os agentes políticos do Município de Portimão, é uma matéria em que não pode existir um centímetro de benevolência de cariz partidário porque cabe ao Governo restabelecer aquilo que anunciou e "vendeu" aos portimonenses, aos algarvios e aos portugueses em outubro do ano passado.» 
 
O líder do PSD de Portimão defende que «a Câmara Municipal de Portimão tem de ter uma voz firme e atuante, que naturalmente pode decorrer nos corredores dos Ministérios por partilharem o mesmo partido político, mas que é evidente que tem de ser público o que está a ser feito porque os portimonenses não têm de ficar no vazio de informação.»
 
PUB
 
MAIS LIDA ONTEM
Covid.19: 4º óbito no Algarve registado no Hospital de Portimão

Covid.19: 4º óbito no Algarve registado no Hospital de Portimão

ver mais
 
 
  
PUB
  
ÚLTIMAS NOTÍCIAS
Há 16 profissionais de saúde infetados no Algarve

Há 16 profissionais de saúde infetados no Algarve

ver mais
 
Município de Silves prorroga encerramento dos serviços e suspensão de prazos processuais

Município de Silves prorroga encerramento dos serviços e suspensão de prazos processuais

ver mais
 
Comércio de Albufeira não vai pagar taxas de publicidade nos próximos três meses

Comércio de Albufeira não vai pagar taxas de publicidade nos próximos três meses

ver mais
 
 
 
 
Allô Pizza Escola de Condução C.C.S Loja das Taças Restaurante Os Arcos
» Sociedade» Click Saúde» Desporto» Economia
» Política» Figuras da nossa Terra» Fichas de Leitura» CX de Correio