O PSD Quarteira, revela num comunicado que o actual executivo do Partido Socialista, da Junta de Freguesia de Quarteira, liderado por Telmo Pinto, encomendou uma auditoria à empresa Alltrain, Lda. da qual resultou um relatório que aponta para possíveis situações de "incumprimento", nomeadamente nos recursos humanos, na área administrativa, no Código dos Contratos Públicos, na área financeira, responsabilizando o anterior executivo do PSD liderado por José Coelho Mendes.
Os Sociais Democratas referem que "pela complexidade que um trabalho de auditoria envolve e pelo conhecimento que exige, só podem proceder a auditorias as empresas inscritas na Ordem dos Revisores Oficiais de Contas, ou das quais façam parte, pelo menos, um Revisor Oficial de Contas".
Considerando que a empresa à qual foi adjudicado o relatório é uma empresa de Consultoria, o PSD diz que "não se vêem respeitadas nenhuma das anteriores condições, o que impossibilita a interpretação correcta dos factos e documentos em causa, sendo que as anomalias apresentadas no relatório estão descontextualizadas ou não comprovadas pela ausência de documentos".
Para o PSD, "afirmar que existiram situações de ilegalidade entre 2009 e 2013 é subestimar o trabalho e o papel das entidades fiscalizadoras que supervisionam as Autarquias Locais nomeadamente o Tribunal de Contas e a Direcção Geral das Autarquias Locais, para as quais ao longo dos últimos mandatos do PSD foram enviados e validados relatórios e informações acerca das contas da Junta de Freguesia de Quarteira".
O PSD Quarteira diz ser "lamentável que o Partido Socialista e o actual executivo, "não tenham dúvidas em vir para a praça pública difamar e atentar ao bom nome de todos aqueles que serviram a Freguesia, em especial os seus funcionários, actualmente sujeitos a um ambiente de medo e à perseguição psicológica, numa altura em que várias pessoas em situação de desemprego, que assinaram Contratos de Emprego e Inserção e que hoje ocupam ilegalmente lugares de chefia, lideram os funcionários do quadro da Junta de Freguesia de Quarteira".
Finalmente o comunicado do PSD, critica "que se esteja a denegrir a imagem da Freguesia por motivos políticos, em defesa de interesses próprios, e em nome dos cidadãos de Quarteira que durante doze anos acreditaram em José Coelho Mendes e nas suas equipas".