Política

PSD questiona Ministra da Saúde sobre ausência de cirurgiões em Faro durante 13 dias em março

 
Os deputados do PSD eleitos pelo círculo eleitoral de Faro vão entregar, com caráter de urgência, uma pergunta à Ministra da Saúde para esclarecimentos sobre as notícias que dão conta da determinação de um grupo de 10 cirurgiões do Centro Hospitalar e Universitário do Algarve (CHUA) de abandonar o SNS, em razão dos médicos tarefeiros serem remunerados em mais do triplo à hora que os médicos com vínculo à instituição.

 
De acordo com o PSD, prevê-se que esta situação se agrave a partir de dia 1 de março, quando os médicos acima de 55 anos, tal como tinham assumido, não assegurarem a realização de urgências e por isso não estarem asseguradas as escalas de cirurgia neste serviço no Hospital de Faro por um período de 13 dias, a começar já no próximo domingo.
 
O partido adianta em comunicado que os cirurgiões recebem perto de 15 euros por hora, enquanto o CHUA despende 50 euros hora com os tarefeiros, "sendo que estas prestações de serviços têm crescido a um ritmo exponencial".
 
Para o deputado Cristóvão Norte, «a carência é tão grande que a exceção é hoje a regra. Isto mina a lógica de grupo, o acompanhamento dos doentes, o sentimento de justiça e mostra a inação e incapacidade de melhorar as condições para fixar médicos que têm sido prometidas»".
 
O deputado eleito pelo círculo de Faro refere ainda que «estamos cada vez mais a correr com os médicos do SNS. São maltratados e desvalorizados. Tudo isto pesa no desnorte que se faz sentir no Algarve.»
 
O deputado está diz estar disponível para esclarecimentos sobre esta pergunta à Ministra da Saúde, que será entregue na próxima segunda-feira.