Política

PSD recomenda ao Governo que atue de emergência na orla costeira do Algarve

O PSD recomendou ao Governo um conjunto de atuações de emergência na orla costeira do Algarve, com especial atenção às situações de risco.

PUB
 
De acordo com o Projeto de Resolução que hoje deu entrada na Assembleia da República, exige-se uma inventariação urgente das situações de risco do litoral Algarvio, relacionadas com a utilização dos areais face aos eventos potenciais de desmoronamento de arribas, com o assoreamento das barras e com a devastação dos cordões dunares das ilhas-barreira da Ria Formosa, de que a situação da Praia de Faro é um exemplo.
 
O PSD considera ainda imprescindível a inventariação das infraestruturas de interesse patrimonial em risco, de que é exemplo preocupante a Fortaleza de Cacela Velha, afetada por um antigo processo erosivo que as severas condições atmosféricas das últimas semanas vieram agravar.
 
Neste enquadramento, e face às situações de mau tempo que se tem feito sentir na região, com intensa pluviosidade e agitação marítima, o Projeto de Resolução do PSD recomenda ainda ao Governo a definição, no prazo de 30 dias, de um programa de minimização de riscos de utilização da faixa costeira e de intervenções nas infraestruturas patrimoniais afetadas pela intensa pluviosidade, forte agitação marítima e fenómenos climáticos extremos.
 
O projeto é subscrito pelos deputados José Carlos Barros, Cristóvão Norte, Fernando Negrão, António Costa e silva e Jorge Paulo Oliveira.