Política

PSD requer auditoria externa à gestão da Câmara Municipal de Loulé

 
Os vereadores do PSD, Rui Cristina e Cláudio Lima, dizem em comunicado que, apresentaram na reunião do executivo camarário uma proposta para a realização urgente de uma auditoria externa à gestão da Câmara Municipal de Loulé, perante alegadas desconformidades nos procedimentos de contratação pública da autarquia presidida pelo socialista Vítor Aleixo.

«A proposta surge na sequência de notícias divulgadas em vários órgãos de comunicação social, que colocam em causa o bom nome do nosso concelho, a governação autárquica e os critérios de legalidade inerentes à gestão de dinheiros públicos», lê-se no mesmo documento.
 
Rui Cristina sublinha: "É de grande importância agir rapidamente para que as notícias veiculadas sejam esclarecidas e os factos apurados. Pretendemos que se afastem quaisquer dúvidas sobre os critérios utilizados na Câmara Municipal de Loulé nos procedimentos de contratação pública".
 
O documento enviado à comunicação social adianta que, a proposta em causa mereceu o voto favorável do executivo, inclusivamente do presidente da Câmara Municipal e demais vereadores.
 
Segundo o vereador e também deputado à Assembleia da República eleito pelo PSD, Rui Cristina, "tudo o que for apurado pela auditoria externa deverá ser comunicado às instâncias próprias. O nosso objetivo é a transparência na gestão autárquica e o esclarecimento cabal a que todos os munícipes têm direito".
 
Por sua vez, Cláudio Lima, presidente do PSD/Loulé afirma que "as alegadas irregularidades denunciadas são graves e colocam em causa os princípios de boa gestão de dinheiros públicos. Desde o início deste mandato aumentaram as denúncias que nos são enviadas por cidadãos e empresários, por indícios de alegadas práticas irregulares ao nível da contratação pública de bens e serviços pela Câmara Municipal de Loulé". E acrescenta: "Não foi por acaso que, já em abril de 2022, levámos uma proposta à Assembleia Municipal de Loulé para a criação do gabinete da transparência e combate à corrupção, tendo sido aprovada com a abstenção do PS e voto contra do Bloco de Esquerda, com a intenção de retirar esta nuvem negra que paira sobre a Câmara Municipal de Loulé".
 
Cláudio Lima convocou ainda uma reunião de emergência da Comissão Política do PSD Loulé para avaliar este assunto e as suas consequências políticas, conclui o mesmo comunicado.