Política

PSD/SBA quer que Estrada do Pereiro «passe a Nacional» e se torne responsabilidade do Estado

 
Em comunicado, o PSD de São Brás de Alportel diz-se preocupado com o elevado índice de sinistralidade da Estrada Municipal EM514 e apresentou na Assembleia Municipal da passada terça-feira, uma moção para que sejam tomadas diligências no sentido de atribuir o estatuto da referida via rodoviária a Estrada Nacional, passando desta forma a estar sob responsabilidade da Infraestruturas de Portugal, SA.

Avança o mesmo comunicado que, a moção apresentada foi aprovada por unanimidade de todas as bancadas partidárias representadas na Assembleia Municipal.
 
O PSD de São Brás de Alportel assegura que continuará o seu trabalho de «oposição consciente» e cada vez mais estará presente em situações como a da Estrada Municipal EM514, já que esta via que faz a ligação desde a Estrada Nacional N270 na rotunda da Cova de Lobo até à Estrada Nacional N398, que liga Santa Catarina da Fonte do Bispo a Moncarapacho, é uma artéria fundamental e essencial para o desenvolvimento do concelho.
 
O mesmo comunicado evidencia que, o concelho de São Brás de Alportel não tem nenhuma ligação direta à A22, pelo que este é um dos eixos de acesso privilegiado pelos São-Brasenses, incluindo aqueles que se dirigem de e para a Zona Industrial.
 
De acordo com a mesma fonte, a EM514 tem vindo a ser preservada até aos limites do concelho, «mas não é suficiente pois esta via apresenta dos maiores índices de sinistralidade a nível nacional, a que não é alheio o evidente desinvestimento e até esquecimento por parte do Município de Olhão no que respeita ao troço remanescente», sublinhou.
 
O PSD justifica a importância estratégica da EM514 para o concelho, pelo elevado tráfego que regista, pretendendo que sejam criadas e mantidas as condições que promovam a segurança rodoviária, reduzindo os elevados índices de sinistralidade que têm vindo a ser registados, conclui.