Dado o aumento de passageiros nesta altura do ano, a PSP realizou no início do mês duas ações de formação e sensibilização no Aeroporto de Faro sobre prevenção e deteção de sinais de radicalização e de terrorismo.
Pretendeu-se que os participantes envolvidos nestas ações, nomeadamente elementos da PSP, ANA, Portway, Prossegur, Securitas, GNR, Restflight, Autoridade Tributária, Repsol, Multiserviços e Jet2, debatessem questões associadas à prevenção e deteção de extremismos violentos, para mais facilmente poderem detetar e reconhecer os principais processos de radicalização.
Segundo informou a PSP, "foram abordadas as principais ideologias associadas ao terrorismo e o normal ciclo de ataques terroristas e foi enfatizada a importância da comunicação e da partilha de informação".
Refira-se que estas ações foram dinamizadas pelo Subintendente Daniel Magalhães, atual Comandante da Divisão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, do Porto, perito nestas matérias.
Esta formação está incluída num projeto mais abrangente de policiamento de proximidade que está a ser implementado pela PSP em todos os aeroportos nacionais.
Dado o sucesso da iniciativa, a PSP diz estar previsto num futuro próximo, a continuação deste projeto.