Sociedade

Qual a melhor altura para tirar férias no Algarve

Quem idealiza o Algarve como destino de férias de Verão, comete um erro crasso.

PUB
 
Tal erro, possivelmente, é cometido por desconhecimento de toda a área da região e pelo facto da informação que se exterioriza do Algarve enaltece, maioritariamente, a época balnear e toda a conexão à hotelaria e turismo. 
 
O Algarve não é somente praia e parques aquáticos temáticos. A diversidade de ofertas que se podem recolher desta região é deveras ampla e aplicável, praticamente, a todos os gostos e estilos de turismo. 
 
Ora, argumentando o referido, para quem gosta de despender tempo a desvendar as linhas da história e conhecer monumentos, o Algarve, entre muitos outros exemplos, oferece as Ruínas Romanas do Cerro da vila em Vilamoura, o Castelo de Silves, o Palácio de Estoi, as Ruinas Romanas do Milreu, a Capela dos Ossos de Alcantarilha, a Fortaleza de Sagres, o Castelo de Almoáda em Paderne, a Ponte Romana em Tavira, todas boas sugestões de cultura inerente a monumentos que se arrastam e perduram ao longo dos tempos, e sejamos honestos, para despender deste tipo de turismo, não é necessário esperar por uma época do ano em concreto. 
 
Para amantes do Golfe, o Algarve, da ponta oriental à ocidental, ostenta campos de golfe do mais elevado rigor e gabarito internacional, apresentando campos apelativos e desafiadores aos seus jogadores, e de facto, forçadamente, pode-se considerar que as melhores épocas para este desporto variam entre o Outono e Primavera. 
 
Já nas altas e imponentes encostas, escarpas e precipícios de Sagres, se encontra um mar revolto e sedento por ondas, coadjuvado pela teimosia persistente e sempre constante do vento, factores ideais para os amantes do Surf. 
 
Não seria insolente ao ponto de afirmar que o Surf existe unicamente na zona de Sagres, mas terei a rebeldia de confirmar que será o local mais indicado para a sua prática, sendo que nessa zona se pode contar com comércio dirigido a essa vertente. 
 
Já esta modalidade tem a seu favor a intemporalidade anual, podendo-se usufruir dessas condições o ano inteiro. 
 
Para os apaixonados por caminhadas, descobertas e amantes da natureza, a região do Algarve é repleta em zonas de vida natural, onde nos é permitido ter um contato imediato com a natureza e seus elementos. 
 
Temos à disposição o Baixo Guadiana, a Ria Formosa, Lagoas Costeiras, Lagoa dos Salgados, Estuário do Arade e Ria de Alvor, Península de Sagres, Serra de Monchique, entre outros locais. 
 
A beleza selvagem e a relação desta com os seres vivos locais é digna de conservação e apreciação pelo Homem, ensinando-nos a eficácia e a necessidade de um ecossistema. 
 
Logicamente esta é uma oferta presente durante todo o decurso do ano, com variáveis interessantes consoante a estação do ano. 
 
De uma forma superficial, referiram-se algumas valência desta bela região, existentes em paralelo à já tão bem conhecida e divulgada excelência costeira, no que concerne à hotelaria, zonas balneares, parques de campismo, spots de turismo subaquático, passeios em embarcações de recreio, passeios a cavalo, restauração e diversão noturna, o que por consequência, torna o Algarve um destino de turismo de capacidade polivalente ostentando variadíssimas ofertas que certamente irão ao encontro das necessidades, caprichos e excentricidades dos seus visitantes.